"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 2 de maio de 2012

ENCONTRADOS VINTE SPITFIRES ENTERRADOS NA BIRMÂNIA

 
 
 
Vinte novíssimos Spitfires da RAF podem em pouco tempo ganhar os céus após um acordo assinado recentemente com o governo da Birmânia.
Os especialistas acreditam que descobriram os locais onde vinte dos famosos caças da 2ª Guerra Mundial foram enterrados em aeródromos por todo o país. O Primeiro-Ministro David Cameron assinou um acordo que prevê que eles sejam devolvidos à Grã-Bretanha.
Historiadores dizem que os Spitfires foram enviados para a Birmânia no verão de 1945, duas semanas antes das bombas atômicas caírem no Japão e encerrarem a guerra.
A campanha britânica para expulsar os japoneses da Birmânia foi a mais longa e sangrenta da guerra, tendo sido iniciada com a invasão japonesa no fim de 1941.
Os Spitfires ajudaram a dar apoio às forças especiais Chindits no solo – e provaram-se um grande incentivo ao moral. Tiveram um papel crucial na derrota do inimigo e cobriram o subseqüente avanço Aliado pela Birmânia, protegendo as tropas no solo.
Mas os Spitfires enterrados nunca viram ação. O comandante do teatro de operações, Lorde Louis Mountbatten, ordenou que fossem escondidos em 1945 para impedir que forças estrangeiras os tomassem, após o exército britânico ser desmobilizado. As aeronaves, recém-saídas da linha de montagem, foram enterradas em caixas numa profundidade de 1,2 a 1,8 metros, para conservá-las. Seus paradeiros foram perdidos após a RAF perder os documentos em seus arquivos.

Pilotos da RAF deixando seus Spitfires após missão contra os japoneses na Birmânia
 
Mas entusiastas da aviação, auxiliados por especialistas da Universidade de Leeds e um veterano da 2ª Guerra que testemunhou a ocultação, acreditam ter encontrado suas localizações usando a mais recente tecnologia de radar de penetração de solo.
O governo britânico disse que quer desenterrar as aeronaves e restaurá-las para que possam retornar à sua antiga glória.
As condições das caixas de carga e das aeronaves, cujas asas e fuselagem foram enterradas separadamente, são desconhecidas. Mas especialistas esperam que estejam bem preservadas.
Uma fonte ministerial disse que David Cameron fechou um acordo com o presidente birmanês para que o país ajude a Inglaterra a escavar as aeronaves num projeto histórico conjunto.
“O Spitfire é provavelmente a aeronave mais importante da história da aviação, tendo um papel crucial na 2ª Guerra Mundial. Espera-se que haja uma oportunidade de trabalhar com o governo birmanês para escavar, restaurar e exibir estas aeronaves, bem como levá-las aos céus da Grã-Bretanha mais uma vez”, disse.

Fonte: Daily Mail
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário