"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 10 de janeiro de 2012

LIVRO - USOS E ABUSOS DA HISTÓRIA

.

Em uma época em que o estudo da História — não somente aquele feito por historiadores profissionais — torna-se cada vez mais popular e relevante nos debates públicos, a premiada historiadora canadense Margaret MacMillan nos mostra como sua utilização pode se revelar uma faca de dois gumes.
.
Na década de 1980, o passado parecia muito mais simples do que é hoje. A Guerra Fria foi, entre outras coisas, uma pausa entre duas filosofias rivais da História que serviu para manter o mundo nos trilhos. Então, com a queda do Muro de Berlim, veio o arrefecimento. De forma sinistra, narrativas pouco lembradas, identidades há muito esquecidas e ódios veneráveis emergiram. Uma região após outra descobriu que o povo, como Churchill uma vez dissera sobre as tribos dos Bálcãs, tinha mais História do que podia consumir.
.
Neste brilhante ensaio, fruto de uma série de palestras conduzidas pela autora na University of Western Ontario, MacMillan examina os valores e perigos da História, e como ela afeta nossas vidas. Ao mesmo tempo em que é extremamente útil quando usada com propriedade, visando ao entendimento do modo como pensamos e reagimos, a História como forma de compreender o mundo é suscetível a manipulação e distorção, para atender a diferentes propósitos.

Os nacionalistas contam histórias falsas ou unilaterias sobre o passado, enquanto os ditadores omitem as que ameaçam suas pretensões de onisciência e autoridade. Os líderes políticos arregimentam seus públicos contando-lhes bravatas: Hitler mentiu sobre a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial e sobre o papel dos judeus. Tirar lições do passado pode também se tornar problemático — pois elas oferecem interpretações que podem servir a muitos fins.
.
Margaret MacMillan preocupa-se com a possibilidade de a profissão de historiador estar se voltando para dentro de si mesma, abandonando as grandes questões num momento em que há urgência em aumentar nosso conhecimento sobre o passado, e prova que a História pode se transformar em uma perigosa arma dependendo de quem a use. USOS E ABUSOS DA HISTÓRIA é um argumento vital e poderoso sobre a importância da História e dos historiadores.



Usos e abusos da história. Margaret MacMillan.  Record, 240 págs.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário