"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

GUERRA DOS CEM ANOS – POR QUE ACONTECEU A MAIOR GUERRA DA IDADE MÉDIA?

.
Como pano de fundo para a Guerra dos Cem Anos (1337-1543) havia uma disputa familiar por lucro. Eduardo III, da dinastia Plantageneta, e Felipe VI de Valois, o Afortunado, eram parentes e, com a morte de Carlos IV, filho de Felipe IV, o Belo, em 1328, passaram a disputar o trono da frança.

A genealogia que levou à disputa pelo trono da França

O inglês era neto do monarca pelo lado materno; o francês, sobrinho de Felipe, o Belo, por parte de pai. Uma assembléia foi convocada para decidir a questão e definiu que o sucessor do rei não poderia pertencer à linhagem materna. Além disso, havia uma discórdia em relação à propriedade de áreas da França. O Tratado de Paris (1259) garantia aos ingleses a Gasconha, mas senhores feudais da região faziam suas reivindicações ao monarca francês.
.
Enquanto isso, a Inglaterra estreitava laços políticos e econômicos com os comerciantes de Flandres e dos Países Baixos. Os negócios iam bem, até que foram ameaçados quando o Conde de Nevers, regente de Flandres, jurou obediência a Felipe IV. Foi deflagrada uma rebelião, fomentada pelo mercador Jacques Artevelde e apoiada por Eduardo III. O rei francês acusava o rival de desenvolver uma política expansionista, enquanto o inglês dizia estar lutando por seus direitos territoriais na França.


Felipe VI, rei da França

As ameaças de conflito entre os dois reinos se concretizaram em 24 de maio de 1337, quando Felipe VI determinou a invasão do ducado de Guyenne, outra região de intensa atividade comercial leal à coroa inglesa. A data marcou o início da Guerra dos Cem Anos, conflito que, na verdade, durou 116 anos, mas com algumas interrupções – a principal delas causada pela peste negra que dizimou cerca de um terço da população da Europa.

Eduardo III, rei da Inglaterra e pretendente ao trono da França


..

Um comentário: