"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 29 de julho de 2011

MUSEU DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

.




O Museu da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) tem sua origem na Sala d'Armas do Regimento Marechal Caetano de Faria, atual Batalhão de Choque, em 1911. Inaugurada pelo então Comandante Geral, Cel EB José da Silva Pessoa, e instalada no 2º andar da ala direita do Regimento Marechal Caetano de Faria, Centro de Adestramento de Oficiais e Praças no manuseio de espadas, Batalhão de Choque.
.
 O acervo, que já contava com as armaduras, alguns objetos que ornamentavam os castelos de Lisboa e armas usadas desde a Divisão Militar da Guarda Real da Polícia, cresceu e demandou mais espaço, sendo transformado em Museu e Sala D'armas General José da Silva Pessôa, em homenagem ao ex-comandante geral da corporação, o primeiro a reunir os objetos.
.
Atualmente, cerca de mil visitantes passam pelo museu por mês, em sua maioria, alunos de instituições públicas e privadas. Em períodos de férias escolares esse número aumenta, devido à quantidade de excursões promovidas por escolas e colônias de férias.
.
Os visitantes também podem conferir a coleção de seis armaduras completas - única no Brasil e recentemente restaurada - trazida por D. João para ornamentar sua então residência na Quinta da Boa Vista, documentos e artilharia da Guerra do Paraguai, como o canhão La Hitte, além da evolução de equipamentos de comunicação, como a Caixa de Socorros Policiais, usada na década de 1910 para agilizar o atendimento à população.


Réplicas dos uniformes históricos e miniaturas de viaturas policiais


Réplicas de uniformes históricos da Divisão Militar da Guarda Real da Polícia, do Regimento Policial da capital federal e de fardas usadas atualmente pelos batalhões no policiamento ostensivo e em instrução também estão em exposição no museu. Uma das raridades do acervo é uma série exclusiva de quadros do pintor Washt Rodrigues, que retratam as indumentárias usadas pela corporação de 1858 a 1920.

Outro atrativo são os quadros que reproduzem as fachadas de prédios históricos: o Batalhão de Choque, o 3º Batalhão, no Méier, o Quartel-General, na Rua Evaristo da Veiga, o 6º Batalhão, na Tijuca, e o 5º Batalhão, na Saúde.

O museu também conta com uma biblioteca, aberta a estudantes, pesquisadores e professores que se interessam não só pela Polícia Militar, mas pela história da arte e dos museus. Mais de 1300 livros estão acessíveis e outros títulos serão disponibilizados ao público.




Localização e visitas
.
Desde 1985, o Museu da Polícia Militar funciona na Rua Marquês de Pombal, 128, na Cidade Nova, antiga residência dos comandantes do Batalhão de Choque.

Para agendar as visitas, guiadas por policiais ou estagiários, basta enviar um e-mail para museu_pmerj@policiamilitar.rj.gov.br.
O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e a entrada é gratuita.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário