"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 24 de junho de 2011

A GUERRA DA RAINHA ANA (1702–1713)

.
 A Guerra da Rainha Ana foi a segunda de uma série de quatro guerras lutadas entre a França e a Grã-Bretanha na América do Norte pelo controle do continente, e foi a contrapartida à Guerra de Sucessão Espanhola que teve lugar na Europa.

Rainha Ana, da Inglaterra

Embora o palco decisivo da Guerra de Sucessão Espanhola fosse a Europa, houve lutas consideráveis no Novo Mundo, sobretudo no Caribe e na América do Norte. Nessas regiões, o conflito ficou conhecido como Guerra da Rainha Ana, a monarca inglesa da época. A guerra na América do Norte foi travada pelos franceses e espanhóis contra os britânicos. Todos os três possuíam colônias na região e utilizaram seus próprios colonizadores e colonizados (ameríndios) em suas campanhas.

Entre 1702 e 1704 a luta concentrou-se na América do Norte. Os ameríndios e os colonizadores britânicos das Carolinas atacaram a cidade espanhola de Santo Agostinho. A cidade caiu, mas a guarnição espanhola recuou para um forte e conseguiu repelir os atacantes, que debandaram quando navios de guerra espanhóis chegaram para reforçar os sitiados. No período de 1703-04, ambos os lados promoveram assaltos repentinos contra assentamentos e missões isolados. No norte, os franceses pilharam comunidades britânicas desde o Maine até Connecticut e, em duas ocasiões, desencadearam grandes operações contra a Terra Nova.

Soldado britânico do início do século XVIII


Forças coloniais britânicas tentaram por duas vezes (em 1704 e 1707) capturar Port Royal, na área sob controle francês da Nova Escócia, mas falharam. Port Royal acabou tomada por 4 mil soldados britânicos apoiados por navios de guerra em outubro de 1710 e foi nomeada Annapolis Royal, em homenagem à rainha.

Em julho de 1711, colonizadores e tropas britânicas tentaram tomar Montreal e Quebec, mas a campanha foi abandonada quando diversos navios de transporte afundaram no Rio São Lourenço, após se chocarem com rochedos.

Controle territorial na América do Norte após o Tratado de Utrecht


A Guerra da Rainha Ana foi encerrada com o Tratado de Utrecht, em 1713. Os britânicos obtiveram as maiores vantagens com o tratado: a França cedeu à Grã-Bretanha o controle da Nova Escócia e da Terra Nova, e os britânicos conquistaram o direito de fornecer escravos africanos às colônias espanholas na América do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário