"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 11 de dezembro de 2010

RESENHA - THE PACIFIC



The Pacific (EUA, 2010, HBO)


Ao voltar para casa depois de quatro anos lutando contra os japoneses, o americano Robert Leckie (James Badge Dale) é tratado com desdém por um motorista que também combateu na 2ª Guerra – só que no front europeu: “enquanto estive em Londres e em Paris, você foi mais um soldado raso que viu apenas a selva e a malária”, dispara ele.



A cena do décimo e último episódio da série da HBO contém uma ironia amarga, pois, depois do que se viu nos 500 minutos anteriores, a última conclusão possível é que Leckie e seus colegas – baseados em figuras reais – viveram situações extremas, talvez sem par na história das guerras.

Produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks, The Pacific consegue ser ainda mais bem sucedido do que o retrato do conflito na Europa fornecido pela dupla em Band of Brothers (2001), tanto no exame do impacto da guerra sobre os combatentes quanto na reconstituição das operações militares.

O box de DVD traz bons atrativos. Uma ótima pedida é começar pelos extras – nos quais se inclui um documentário que elucida como as diferenças culturais dificultavam o combate com os japoneses.

Fonte: Veja


.

Um comentário:

  1. Recomendado! Eu honestamente não ter sido a melhor série da HBO, mas teve uma produção que não pode criticar o script estava um pouco solto, mas, na verdade, foi bom enquanto durou.

    ResponderExcluir