"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

DEZ BATALHAS EM JERUSALÉM

.
Jerusalém é uma cidade sagrada para três religiões monoteístas e um dos mais antigos campos de batalha do mundo. A seguir, listamos dez das mais importantes batalhas ocorridas em Jerusalém, desde a Antiguidade até os dias recentes:


1) Em 1000 a.C. Jerusalém limitava-se a apenas uma colina, ao sul da cidade atual. O rei judeu Davi tomou a cidade dos cananeus infiltrando tropas pelo túnel de Warren, utilizado para captar água da fonte de Giom.


2) Graças ao reservatório conhecido como tanque de Siloé, que recebia água por um túnel subterrâneo, Jerusalém resistiu ao assédio do rei assírio Senaqueribe, em 701 a.C.


3) Os babilônios invadem a cidade pelo norte, seu lado mais vulnerável, e destroem o templo judaico.


4) Em 164 a.C. os judeus rebelam-se contra os helenistas e tomam o templo, mas foi só em 114 a.C. que conseguem tomar a fortaleza de Akra, construída perto do templo e hoje em lugar ignorado.

Cerco romano a Jerusalém no ano 70

5) Tropas romanas capturam a fortaleza Antônia e penetram na cidade por brechas em outras partes da muralha em 70. Tem início a diáspora judaica.


6) Cruzados capturam Jerusalém em 1099, atacando com torres de assalto em três pontos das muralhas. Tancredo de Hauteville ataca a noroeste, na direção da basílica do Santo Sepulcro. Godofredo de Bouillon ataca a porta de Herodes ao norte e Raimundo de Toulouse ataca ao sul, sem sucesso, a porta de Sião. As tropas de Bouillon entram na cidade e abrem por dentro a porta dos leões para o resto dos invasores.


7) O sultão Saladino obriga a rendição de Jerusalém. As forças muçulmanas avançam pelo lado norte, mais vulnerável.


8) Durante a 1ª Guerra Mundial, em 1917, após derrotar os turcos, o general britânico Edmund Allenby entra na cidade a pé pela porta de Jafa.


9) Na 1ª Guerra Árabe-israelense (1948-1949), os jordanianos da Legião Árabe capturam a Cidade Velha, mais uma vez, avançando pelo norte.


Tropas israelenses entrando na Cidade Velha em 1967

10) Em 7 de junho de 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, paraquedistas israelenses retomam a Cidade Velha, penetrando principalmente pela porta dos Leões.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário