"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 21 de setembro de 2010

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - BRIGADEIRO FRANCISCO XAVIER DA CUNHA


* 03/12/1791 - Torres-Vedras, Portugal

+ 14/12/1839 — Rio Pelotas, RS


Francisco Xavier da Cunha alistou-se na Brigada Real da Marinha em 1800, onde permaneceu até 1809, quando foi transferido para a infantaria, como cadete. No Regimento de Infantaria nº 19 participou da campanha contra Napoleão Bonaparte até 1814, sendo promovido a alferes. Durante esta campanha, foi ferido no combate de 30 de julho de 1813, tendo por isto recebido uma medalha de distinção.

Ao serem organizadas as forças que deveriam auxiliar na conquista da Cisplatina, a elas se incorporou e, promovido a tenente de caçadores, aportou no Rio de Janeiro em 30 de março de 1816.  Em seguida, partiu para o Rio Grande do Sul, participou dos combates, tendo adentrado Montevidéu em 20 de janeiro de 1817.

Em 1821 foi promovido a capitão e naturalizou-se brasileiro três anos depois. Durante a guerra de independência do Uruguai, participou da defesa de Montevidéu e da defesa da ilha de Martim Garcia, na confluência entre os rios Uruguai e Paraná. Depois, recuando para defesa de Sacramento, lutou até 3 de outubro de 1828, depois do acordo de paz celebrado no Rio de Janeiro. Estabeleceu-se então em Porto Alegre, onde foi promovido a tenente-coronel e, posteriormente, a coronel.

Iniciada a Revolução Farroupilha, participou da defesa de Porto Alegre, participando de combates contra os Farroupilhas estabelecidos com uma bateria na praia de Itapoã, tendo, posteriormente, conquistado o Forte de Itapuã em 27 de agosto de 1836. Foi promovido a brigadeiro em 1837.


Era comandante da infantaria em Rio Pardo, na batalha do Barro Vermelho, em 30 de abril de 1838, em que Rio Pardo (até então chamada de "Tranqueira Invicta") foi conquistada pelos farroupilhas.

Em 1839, retornou à corte, quando o governo imperial havia decidido enviar um contingente de tropas ao sul pelo interior com a missão de retomar Lages e depois auxiliar contra o cerco de Porto Alegre pelos Farrapos. Sob seu comando e travando pequenos combates com piquetes farroupilhas em novembro, através dos Campos dos Curitibanos e Campos Novos, chegaram a Lajes, onde retomaram a vila. Dali uma parte da coluna do brigadeiro decidiu seguir em direção ao Rio Pelotas, para invadir o Rio Grande do Sul.

Os Farrapos, derrotados em Lages, se reuniram em um entreposto alfandegário, para cobrança de impostos sobre as tropas de gado e mulas que vinham de Viamão e seguiam para Sorocaba, conhecido como Santa Vitória.

O brigadeiro Francisco Xavier da Cunha, foi informado e para lá dirigiu-se, com seus dois mil homens. Foi surpreendido, em 14 de dezembro de 1839, por Teixeira Nunes que, com sua cavalaria, conseguiu dividir a tropa legalista e a fez retroceder. Em um renhido combate as tropas legalistas foram derrotadas.

O brigadeiro, ferido e protegido por alguns oficiais, tentou escapar e, ao cruzar o Rio Pelotas, morreu afogado.

.

9 comentários:

  1. Francisco Xavier da Cunha,era natural do Varatojo-Comarca de Torres Vedras e nasceu a 3/12/1791,sendo baptizado a 8 desse mês na freguesia de S.Pedro e Santiago de T.Vedras.
    Era filho de Francisco Xavier Nunes da Cunha e de Mariana de Pádua César
    (R.Cunha)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.Gostaria de saber se tem informação sobre a descendência de Francisco Xavier da Cunha. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tenho informação sobre esse assunto

      Excluir
    2. Caro R. Cunha...

      Pois estou curioso:

      Eu descendo do Capitao Mor Felix Jose da Cunha de Torres Vedras (Vereador em 1806, ou coisa)... um dos filhos do Sr. Brigadeiro foi baptisado "Felix da Cunha"... seriam da mesma familia?

      Diga-me o que sabe por favor: estou no Canada

      Excluir
    3. Não sei ao certo responder a essa questão pois era aceitável o casamento entre primos naquela época.
      O Capitão Mor Félix da Cunha suponho que era natural do Turcifal freguesia de Torres Vedras enquanto o Brigadeiro era do Varatojo também freguesia de Torres Vedras.
      O Félix da Cunha filho dele era natural do Rio Grande do Sul Brasil fruto do seu casamento com Maria Quitéria de Castro.
      rcunha4000@gmail.com (pode contactar-me por esta via para outro esclarecimento)

      Excluir
  3. Bom dia.No artigo da Wikipedia sobre o Brigadeiro Francisco Xavier da Cunha, encontro os seguintes locais e datas de nascimento e falecimento: Torres Vedras, 1782 — Rio Pelotas, 14 de dezembro de 1839. Quase coincidem com as do Vosso artigo acima publicado. A excepção é a data de nascimento, que no Vosso artigo é de 1791. A estar certa esta última, Francisco Xavier da Cunha ter-se-ia alistado na Brigada Real da Marinha apenas com 9 anos,em 1800. Se estiver certa a data do artigo da Wikipedia, o alistamento, em 1800, teria ocorrido com 18 anos. Gostaria de ter a vossa opinião sobre esta questão. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Com efeito o Francisco Xavier da Cunha deverá ter sido alistado como aluno da Marinha com 9 anos de idade e aí estudou por mais nove anos até ser cadete com 18.
    As datas coincidem com o assento paroquial de nascimento e também com as folhas de avaliação militar existentes no AHM.
    Esta a minha opinião , baseada nesses documentos que possuo.
    Provávelmente a data que se encontra na WIKIPÉIA não está correcta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá sou uma admirador na historia da familia e este brigadeiro tenho o mesmo sobrenome de meu avo e estou muito interessado em saber sobre isso voce realmente tem os documentos dele ? se tiver por favor entre em contato o e-mail da minha mãe ela ficara muito agradecida é mariarejanefsilva@hotmail.com se tiver hotmail por favor entre em contato comigo agradeço desde já ou me mande um e-mail por favor nefiwuellersonmae@gmail.com este é meu email da conta do google ou mande para este do hotmail NefiSilva@hotmail.com.br obrigado até a proxima.

      Excluir
  5. Nefi Silva
    Tentei contactar sem êxito para os endereços que enviou.Por favor tente o mail rcunha4000@gmail.com

    ResponderExcluir