"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 24 de agosto de 2010

NOTÍCIA - FELIPE CAMARÃO HOMENAGEADO EM NATAL

.

A Prefeitura do Natal lançará nesta terça-feira (24), às 16h, na Praça Sete de Setembro, um Selo e um CD em homenagem a Felipe Camarão, o índio Poti, que nesta data completa 362 anos do seu falecimento. Na ocasião, serão carimbados alguns selos, ato que será acompanhado pelo secretário municipal de Defesa Social, Sérgio Leocádio, representando a prefeita Micarla de Sousa, e pelo general Fernando Maurício Duarte Melo, comandante da Brigada Felipe Camarão.

A Cerimônia Cívica de lançamento do Selo e do CD, programada pelo comando do exército local, também servirá para sensibilizar o povo norte rio grandense, por meio dos seus representantes do Estado no legislativo federal, para que lute pela aprovação do Projeto de Lei do senado nº 565 de 2009. De autoria do senador Marco Maciel, o projeto pede a inscrição dos nomes daqueles que lutaram bravamente na Batalha dos Guararapes, entre eles Felipe Camarão, no Livro de Heróis da Pátria. Uma vez aprovado, o índio Poti passará a ser o primeiro Herói Nacional Norte rio grandense.


Felipe Camarão, pintado por Vítor Meireles


A programação será aberta com o canto do Hino Nacional seguido da apresentação dos hinos do Rio Grande do Norte e da Cidade do Natal, todos com a participação da Banda da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada. Serão realizadas ainda duas apresentações: do Grupo Musical Conexão Felipe Camarão que faz parte da Organização Não Governamental Terra e Mar, e do Dobrado Felipe Camarão cuja origem remonta às músicas militares européias e faz parte do CD. O repertório é formado, além do dobrado, pelo Hino do Município e outras canções militares. O dobrado é de autoria do cabo Elton Jefferson e será executado pela primeira vez.

Os CDs, num total de 300, serão distribuídos com as escolas municipais. O objetivo é fazer com que os hinos que nele constam passem a ser executados em eventos cívicos promovidos ao longo do calendário escolar. A gravação dos referidos CDs foi patrocinada pela Prefeitura do Natal.



FELIPE CAMARÃO

Dom Antônio Felipe Camarão nasceu, provavelmente, na Aldeia Velha (bairro de Igapó), no ano de 1580. Com relação ao seu batismo, Nestor Lima aponta para o dia 13 de junho de 1612. Nesse dia, ao se tornar cristão, o potiguar tomou o nome de Antônio Felipe Camarão, uma homenagem ao santo do dia, Santo Antônio. O segundo nome seria uma homenagem a Felipe IV, rei da Espanha e, finalmente, Camarão, que é a tradução portuguesa do seu nome primitivo em tupi: Poti.

No dia seguinte ao do batizado, Felipe casou com uma de suas mulheres que, na pia batismal, recebeu o nome de Clara. As solenidades de batizado e casamento ocorreram em grande estilo na Capela de São Miguel de Guajeru. Além de grande guerreiro, foi igualmente hábil estrategista. Sua maior vitória foi contra o general Arcizewski, que se sentiu humilhado ao perder para um chefe nativo. São suas as seguintes palavras, transcritas por Antônio Soares, no Dicionário Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte: “Há mais de quarenta anos – disse o general – que não milito na Polônia, Alemanha e Flanders, ocupando sem interrupção postos honrosos, mas só o índio brasileiro Camarão veio abater-me o orgulho”.



Pelo seu desempenho contra os inimigos, o valente chefe potiguar recebeu diversas honrarias, entre elas, o título de Dom, dado por Felipe IV; Brasão de Armas; Capitão-mor e Governador de Todos os índios do Brasil; Comenda dos “Moinhos de Saure”. Seu último combate foi na primeira Batalha dos Guararapes, quando adoeceu e se recolheu ao Engenho Novo de Goiana. Segundo alguns autores, Dom Antônio Felipe Camarão faleceu em 24 de agosto de 1648, sendo sepultado na Várzea, em Pernambuco.


PALÁCIO FELIPE CAMARÃO

O prédio do Palácio Felipe Camarão foi edificado no ano de 1922, pelo construtor Miguel Micussi. A sua inauguração ocorreu no mesmo ano, no dia 7 de setembro, marcando assim o Centenário da Independência do Brasil, na administração do governador Antônio José de Melo e Souza (1920/1924) e do intendente Teodósio Paiva.

A sede da Prefeitura do Natal recebeu o nome de “Palácio Felipe Camarão” através da Lei 359/A, de 1955, em homenagem ao índio Poti, que era o chefe dos Potiguares, tribo que habitava as margens do Rio Potengi.

Fonte: Diário de Natal



.

2 comentários:

  1. EM SEPETIBA- RIO DE JANEIRO, EXISTE UMA ESCOLA MUNICIPAL, CUJO PATRONO É FELIPE CAMARÃO.PORTANTO, É DENOMINADA ESCOLA MUNICIPAL FELIPE CAMARÃO. NO ANO DE 2014, NOSSA ESCOLA ESTARÁ COMPLETANDO 50 ANOS. GOSTARIA DE RECEBER O SELO, O CD COMEMORATIVO E UM POSTER COM A FOTO DO NOSSO PATRONO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO. AGUARDO ANSIOSA POR UMA RESPOSTA.
    REGINA CELIA GOMES ESPPENCHUTZ
    (DIRETORA DA E. M. FELIPE CAMARÃO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Profª Regina, bom dia

      Antes de mais nada, agradeço pela visita ao nosso Blog. Sugiro entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Natal e solicitar o material.
      Minhas saudações.

      Excluir