"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 27 de maio de 2010

PRIMEIRA GUERRA ANGLO-BIRMANESA (1824-1825)

.
A partir do final do século XVIII, o rei da Birmânia Bodawpaya (1782-1817), expandiu seu reino firmemente para oeste. Ao mesmo tempo, os ingleses ganharam o controle territorial sobre Bengala e no resto da Índia. Em 1784 Bodawpaya atacou e anexou o reino de Arakan, na costa da baía de Bengala e trouxe sua fronteira para o que se tornaria a Índia britânica. Rebeldes Arakaneses, operando a partir do território britânico, criaram uma situação tensa na fronteira anglo-birmanesa, dando início a frequentes conflitos de fronteira. A Birmânia ameaçou invadir a Índia britânica se estes não conseguissem impedir as incursões dos rebeldes a partir de seu território.

A partir do século XVIII o reino de Assam, ao norte de Bengala, estava em declínio. O reino se estendia do vale do Brahmaputra, no Himalaia, até a foz do rio na planície de Bengala. Grupos rivais na corte de Assam solicitaram assistência tanto para os britânicos quanto para os birmaneses, o que motivou a realização de uma expedição britânica em 1792. Em 1817, um tumulto na corte de Assam levou a outro pedido de assistência e, desta vez, Bodawpaya enviou um exército invasor. As tropas de Assam foram derrotadas e um primeiro-ministro pró-Birmânia foi instalado no governo.

Tropas britânicas e birmanesas enfrentam-se em Assam

Duas décadas antes, Bodawpaya invadira Manipur, um reino situado num pequeno vale a oeste do rio Chindwin, e lá instalou um principado fantoche. Em 1819, o príncipe de Manipur afirmou sua autonomia em relação à corte birmanesa e não participou da coroação de Bagyidaw, sucessor do Bodawpaya. Os birmaneses invadiram novamente e uma guarnição permanente foi instalada em Manipur, a partir da qual mais expedições militares birmaneses foram lançadas contra Assam. Em 1821, após anos de instabilidade local, Bagyidaw enviou um exército de 20.000 homens através das montanhas, comandado pelo General Mahabanula, com o objetivo de consolidar o poderio da Birmânia em Assam. Em 1823, com a resistência assamesa em grande parte solapada, Mahabandula montou sua base em Rangpur e lançou ataques contra Cachar e Jaintia. Os britânicos, por sua vez, declararam Cachar e Jaintia um protetorado. Os bengaleses britânicos ficaram, dessa forma, confinados às suas fronteiras e espremidos ao norte e ao leste pelo império birmanês.

Em janeiro 1824, Mahabandula assumiu o comando no Arakan e iniciou uma campanha contra Chittagong, com o objetivo final de capturar a Bengala britânica. Em resposta, em 05 de março de 1824, os ingleses declararam guerra à Birmânia, a partir de seu QG de Fort William, em Calcutá. O plano britânico consistia em afastar as forças birmanesas de Mahabandula da fronteira Bengalesa, realizando uma invasão anfíbia em larga escala na baixa Birmânia. O ataque a Rangun, liderado por Sir Archibald Campbell, surpreendeu completamente os birmaneses e a cidade foi tomada em 10 de maio de 1824, sem qualquer prejuízo para os invasores. Diante da notícia da queda de Rangun, Mahabandula foi forçado a uma retirada rápida. A força britânica em Rangun, entretanto tinha sido incapaz de proceder para o interior, pois não dispunha de transportes fluviais adequados. Depois de terem sido abastecidos, após a monção o exército britânico de Campbell continuou as operações e, em 1825, na batalha de Danubyu, Mahabandula foi morto. No mesmo ano Arakan, a Baixa Birmânia e Tenasserim foram conquistados.
Forças britânicas desembarcam na baixa Birmânia para atacar Rangun


Após uma segunda batalha, o caminho para a capital da Birmânia, Amarapura, estava aberto. Campbell já possuía o transporte fluvial adequado e foi feito rápido progresso até o rio Irrawaddy. Após a paz de Yandabo os birmaneses tinham cedido ao Arakan britânico, Tenasserim, Assam, Manipur e pago uma indenização em rúpias - o equivalente a 1.000.000 libras esterlinas - para garantir a retirada das tropas britânicas da baixa Birmânia.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário