"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 29 de setembro de 2009

ACADEMIA DE GUERRA PRUSSIANA



A Academia de Guerra Prussiana (em alemão, Preußische Kriegsakademie) foi fundada em 15 de outubro de 1810 na cidade de Berlim por ordem do Gabinete de Reorganização Militar e teve Gerhard von Scharnhorst como seu primeiro diretor.
.
A Academia tinha por objetivo formar oficiais para o Estado-Maior e proporcionava aos seus alunos um estudo intensivo da ciência militar por um período de três anos. A cada ano ela aceitava 160 estudantes de um total de aproximadamente 1.000 candidatos.


Von Scharnhorst,
o primeiro diretor
Os alunos deveriam assistir a todas as aulas e, dentre os temas obrigatórios, incluía-se táticas, história militar moderna, história militar antiga, geografia militar, geografia geral, higiene militar, direito militar, direito internacional, armamentos, fortificações, funções do estado-maior, administração, comunicação e história geral. Além dessas disciplinas o aluno deveria escolher uma ciência (matemática, física ou química) e um idioma (francês, inglês, russo ou japonês).
Somente um em cada dez graduados era considerado apto a ingressar num dos ramos operacionais do Estado-Maior e nas divisões de campanha.
.

Oficiais prussianos diante da Academia de Guerra em 1914

A crescente demanda por ensino militar avançado obrigou a Prússia a fundar dezenas de novas instituições de guerra (Kriegsschule). Ainda assim, no ano de 1913 foi necessário reduzir a duração do curso e as matérias estudadas a fim de atender o maior número possível de candidatos.
;

A Academia foi fechada no início da 1ª Guerra Mundial (1914) e assim se manteve no pós-guerra por conseqüência do Tratado de Versalhes. Em 1935, durante o governo nazista, a Academia retomou as suas atividades para o treinamento de oficiais da Wehrmacht e foi novamente fechada no ano de 1939 em decorrência da 2ª Guerra Mundial. Ao término do conflito a instituição foi finalmente dissolvida.

Oficiais de estado-maior alemães formados pela Kriegsakademie

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário