"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 1 de maio de 2021

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - YEVDOKIYA BERSHANSKAYA, A COMANDANTE DO CÉLEBRE REGIMENTO "BRUXAS DA NOITE"

.

Yevdokiya Bershanskaya foi a comandante do 46º Regimento de Aviação de Bombardeiros Noturnos de Guardas Taman durante a Segunda Guerra Mundial, o famoso Regimento “Bruxas da Noite”, e se tornou a única mulher da União Soviética a receber a Ordem de Suvorov. Sob seu comando, vinte e três aviadores do regimento se tornaram Heroínas da União Soviética por suas missões de bombardeio bem-sucedidas contra o Eixo.


* 6/2/1913 - Dobrovolnoye, Rússia

+ 16/9/1982 - Moscou, União Soviética


Bershanskaya nasceu em 6 de fevereiro de 1913 em Dobrovolnoye, no então Império Russo. Com a morte de seus pais na Guerra Civil Russa, ela passou a ser criada por seus tios. Depois de se formar no ensino médio em Blagodarny, matriculou-se na Escola de Pilotos de Bataysk, em 1931, onde, depois de se formar, tornou-se instrutora de voo entre 1932 e 1939. Após este período, foi nomeada comandante do 218º Esquadrão de Aviação de Operações Especiais e se tornou vereadora na Câmara Municipal de Krasnodar. Antes da invasão alemã da União Soviética, ela se casou com Petr Bershansky, com quem teve um filho, mas o casamento rapidamente se desfez. Ela continuou usando o sobrenome Bershanskaya até se casar com seu segundo marido, Konstantin Bocharov, após o fim da guerra.

A major Yevdokia Bershanskaya (à esquerda) junto com a capitão Valentina Matyukhina em 1943.


Com o início da Grande Guerra Patriótica, deflagrada pela invasão alemã de 1941, Marina Raskova obteve a aprovação de Stalin para formar três regimentos de aviação femininos: o 586º Regimento de Aviação de Caça, o 587º Regimento de Aviação de Bombardeio e o 588º Regimento de Bombardeio Noturno. Como piloto com dez anos de experiência, Bershanskaya foi escolhido para liderar o 588º, que voava os frágeis biplanos Polikarpov Po-2. Em 1943, o regimento recebeu a designação de Guardas e foi reorganizado como 46º Regimento de Aviação de Bombardeio Noturno de Guardas. Mais tarde, ela foi premiada com a Ordem da Bandeira Vermelha.

Na capa do livro BRUXAS DA NOITE, de Carlos e Ana Daróz, diante de um Po-2 a major Bershanskaya (primeira à direita) realiza um briefing com duas tripulações antes de mais uma missão de combate.

As mulheres pilotos eram tão ferozes e precisas, que os soldados alemães começaram a chamá-las de “bruxas da noite”.  Eles as chamavam assim porque, frequentemente, durante as missões, elas cortavam os motores de seus aviões e planavam sobre seus alvos, antes de lançar suas bombas, e só depois disso religavam os motores e os levavam à potência total.

Até sua dissolução, em outubro de 1945, o regimento permaneceu integralmente feminino e sob o comando de Bershankaya. Coletivamente, elas voaram mais de 23.000 missões e lançaram mais de 3.000 toneladas de bombas sobre as forças inimigas. Além de vinte e três membros do regimento receberem o título de Heroína da União Soviética, duas foram posteriormente declaradas Heroínas da Federação Russa e uma recebeu o título de Heroína do Cazaquistão .

A major Yevdokiya Bershanskaya (3ª da direita para a esquerda) junto às suas comandadas que receberam o título e medalha de Heroína da União Soviética, durante cerimônia realizada em 1945.

Após a guerra, Yevdokiya casou-se com Konstantin Bocharov, comandante do 889º Regimento de Aviação de Bombardeio Noturno Ligeiro, que havia trabalhado em estreita colaboração com o 46º Regimento durante a guerra, ocasião na qual se conheceram e começaram o namoro. O casamento contou com a presença de muitos membros de seus regimentos. Juntos, eles tiveram três filhas. Em 1975, ela recebeu o título de Cidadã Honorária de Krasnodar. Ela morava em Moscou, quando morreu de ataque cardíaco em 1982, sendo sepultada no cemitério Novodevichy com todas as honras militares.

A major Yevdokiya Bershanskaya, já na reserva, em imagem do pós-guerra com todas as suas condecorações.


Conheça essa e outras histórias lendo


Garanta já o seu exemplar e decole nessa aventura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário