"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 5 de janeiro de 2021

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - ANTOINE DE BOURBON, REI CONSORTE DE NAVARRA

.

Antoine de Bourbon, duque de Vendôme, rei de Navarra (1518-1562) foi um nobre francês que desempenhou um papel menor nas Guerras Habsburgo-Valois, antes de ser morto no cerco a Rouen, durante a Primeira Guerra Religiosa.


* 22/4/1518 - La Fère, França

+ 17/11/1562 - Les Andelys, França



Bourbon tornou-se governador da Picardia após a morte de seu pai em 1537. No mesmo ano, ele participou da invasão de Savóia por Montmorency, na qual Turim e Pinerolo foram capturados, durante a Terceira Guerra dos Habsburgo-Valois.

No início da Quarta Guerra dos Habsburgo-Valois (1542-44), comandou um dos três exércitos franceses que operavam nas fronteiras do nordeste. Ele capturou Saint-Omer e Béthune, mas contratempos em outros lugares significaram que essas campanhas francesas iniciais terminaram em fracasso. No final de 1543, os franceses realizaram outra invasão do Luxemburgo, desencadeando uma resposta direta do imperador Carlos V. Carlos iniciou um cerco aos Landrecies, mas interrompeu quando Francisco I chegou à área com o principal exército real francês. Bourbon participou desta campanha.

Em 1548, casou-se com Jeanne d'Albret, a herdeira do reino de Navarra, e em 1555 tornou-se rei titular de Navarra, embora a maior parte de seu reino estivesse em mãos espanholas.

Antoine tornou-se protestante em meados da década de 1550, e seu filho Henrique foi criado nessa religião (mais tarde se tornando Henrique IV da França). Antoine esteve envolvido em algumas dos primeiros planos dos huguenotes no período anterior à eclosão da Primeira Guerra Religiosa (1562-1563). Em fins de 1560, Navarra e seu irmão Condé foram convocados para retornar à corte em Orleans. Condé foi condenado à morte e Navarra foi apenas vigiado, mas ambos foram salvos pela morte por Francisco II, em 5 de dezembro de 1560.

A França dividida pelas Guerras Religiosas

Francisco foi sucedido por Carlos IX, de dez anos de idade. Normalmente, Navarra seria seu regente, mas pouco antes da morte de Francisco, ele havia renunciado seus direitos em favor de Catarina de Médicis, a rainha-mãe. Ele foi nomeado tenente-geral da França e tornou-se uma figura-chave em seu governo. No final de 1561, Navarra havia retornado ao catolicismo, possivelmente depois que representantes espanhóis sugeriram que ele poderia ser compensado financeiramente se o fizesse.

Após isso, comandou o exército real no início da Primeira Guerra religiosa (os protestantes foram comandados por seu irmão Luís I de Bourbon, príncipe de Condé). Antoine foi mortalmente ferido durante o cerco a Rouen (agosto-outubro de 1562), um importante centro huguenote. Seu jovem filho Henrique tornou-se um líder-chave da causa huguenote, a princípio como uma figura central devido à sua idade, mas depois como um comandante ativo e muito capaz, e, eventualmente, como rei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário