O coronel Nguyen Van Bay, piloto vietnamita que abateu 7 aviões americanos durante a guerra do Vietnã, terminou seus dias de forma simples no interior do seu pais, na divisa administrativa entre a cidade de Lai Vung e a comuna de Tan Duong.
Nascido em 1936, se voluntariou para o treinamento de voo como um dos primeiros pilotos vietnamitas treinados na República Popular da China. Voando inicialmente os Yakovlev Yak-18 e depois os Mikoyan-Gurevich MiG-15, finalmente se formando como piloto de caças Mikoyan-Gurevich MiG-17 em janeiro de 1966.
Logo após seu treinamento ser concluído em janeiro de 1966, ele teria seu primeiro contato com aeronaves americanas em combate no final de abril daquele mesmo ano. Bay foi acionado para interceptar uma esquadrilha de caças americanos, e em desvantagem numérica numa formação de quatro Migs-17, entrou em combate contra oito McDonnell Douglas F-4 Phantom, abatendo um deles.
MiG-17, aeronave pilotada por Van Bay
Essa vitória somou-se a mais seis aeronaves e uma outra provável até o fim de sua carreira. Foram elas; dois Vought F-8 Crusader entre junho e setembro de 1966, um Republic F-105 Thunderchief no final de junho de 1966, três McDonnell Douglas A-4 Skyhawk em 1967.
Nguyen Van Bay na época da guerra
O veterano aviador vietnamita fotografado em uma cermônia
As vitórias de Bay foram manchetes no Vietnã do Norte e seu status de ás lhe rendeu prestigio em seu pais natal. Frequentemente jantava com Ho Chi Minh e, após um período vitorioso de combate, foi tirado da linha de frente para inspirar gerações futuras de aviadores em visita a bases aéreas.
Após viver um período ilustre como aviador militar, o senhor Bay aposentou-se em 1972, e escolheu o anonimato da vida simples do campo, plantando seu próprio alimento em seu sítio no Vietnã.
O coronel Bay faleceu em 2019, de causas naturais, aos 83 anos de idade.
Van Bay trabalhando em sua fazenda
Fonte: Histórias do Ar
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário