"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 13 de setembro de 2019

MINISTÉRIO DA CULTURA DA COREIA DO SUL COMPARA BANDEIRA JAPONESA DO SOL NASCENTE COM SUÁSTICA NAZISTA

.

Episódio ocorreu após o país solicitar remoção da bandeira dos Jogos Olímpicos 2020 em Tóquio


O governo sul-coreano solicitou formalmente às autoridades olímpicas que proibissem a entrada da bandeira japonesa do Sol Nascente nos jogos de Tóquio 2020. O símbolo seria um lembrete ofensivo das atrocidades perpetradas pelos japoneses na Coreia do Sul durante a Segunda Guerra Mundial.

A bandeira, que difere do emblema tradicional do país devido aos 16 raios vermelhos que emanam da esfera central, foi utilizada pelas Forças Armadas do Japão de 1889 até 1945, e também pela direita nacionalista do país. Para o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coréia do Sul, a bandeira seria comparável à suástica nazista.

Por ser associada à guerra de agressão japonesa na Ásia, a bandeira do Sol Nascente é frequentemente associada ao expansionismo japonês na Coreia do Sul
  
Segundo o presidente da comissão parlamentar de esportes, An Min-suk, "Uma bandeira que simboliza a guerra não é adequada para Jogos Olímpicos pacíficos. A bandeira do Sol Nascente é semelhante a um símbolo do diabo para asiáticos e coreanos, assim como a suástica é um símbolo dos nazistas que lembra os europeus de invasão e horror".

Os organizadores de Tóquio 2020 há haviam descartado a proibição, afirmando que a bandeira era amplamente usada no Japão, não sendo vista como um item proibido.

Em carta a Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o Ministério sul-coreano expressou "profunda decepção e preocupação" com a possibilidade de a bandeira ser exibida nos jogos. “(...) enfatizamos que o uso da bandeira do sol nascente durante as Olimpíadas de Tóquio seria uma violação direta do espírito olímpico, que promove a paz mundial e o amor à humanidade. 

Na atualidade, as Forças de Autodefesa do Japão utilizam a bandeira do Sol Nascente em suas solenidades e cerimônias


O COI deveria pedir ao comitê organizador de Tóquio que retirasse sua posição sobre o uso da bandeira e preparasse medidas estritas para impedir que ela seja levada aos estádios”, dizia a carta.

Fonte: Aventuras na História


Nenhum comentário:

Postar um comentário