"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 15 de agosto de 2021

BATALHA DE KRBAVA (1493)

.

A derrota na batalha significou o fim da resistência independente dos croatas aos turcos, e também um prelúdio à derrota do exército croata-húngaro em Mohacs, um pouco mais tarde, que significou o fim do reino croata-húngaro que durou por 425 anos.


No final do verão de 1493, Jakub-pasha irrompeu com seus soldados através de Stankovci e Stupa, na Estíria, e devastou Celje e Ptuj. Ao retornar da Eslovênia, os turcos também saquearam o Zagorje croata, onde queimaram e saquearam a rica cidade do Príncipe Frankopan, Modrush, na qual estava localizada uma diocese.

Ao retornar à Bósnia, contudo, Jakub Pasha deparou-se com as forças feudais croatas em Mala Kapela. As forças combinadas da Croácia, constituídas por exércitos de todas as famílias nobres de Frankopan, Gusic, Berislavic, Subić e outros, lideradas pelo ban de Derenchin, encontraram-se com o exército turco em Krbavsko Polje, no sopé de Udbina.

Tropas croatas enfrentando os turcos

A infantaria mal equipada teve dificuldades para manter o terreno. A cavalaria feudal croata, significativamente mais pesada que a turca, era muito lenta para lutar eficientemente. Alguns príncipes caíram já no início da batalha, e, quando Ivan Frankopan morreu, o pânico se espalhou entre as fileiras. Pouco depois, Ban Derenchin foi capturado (além dele, os príncipes capturados foram Nikola Frankopan Trzakic e Karlo Gusic), enquanto Bernardin Frankopan foi resgatado. Sem o seu comandante, o resto do exército croata foi dividido, enquanto se retirava ou se afogava no rio.

O exército croata foi tão profundamente derrotado que apenas duzentos homens, dentre vários milhares, conseguiram sobreviver. Após a batalha, os turcos cortaram os narizes dos derrotados para levá-los ao sultão, em troca de uma recompensa.

Soldados turcos recolhendo os despojos no campo de batalha

Indubitavelmente, a nobreza croata após a batalha de Krbava, enfraquecida e empobrecida, já não conseguiu mais proporcionar uma resistência mais forte, e os turcos abriram caminho para novos avanços em relação à Lika na Europa.

A Batalha de Krbava foi, de alguma forma, um prelúdio para a Batalha de Mohacs, onde o Rei Ludwig II Jagielo foi morto e resultou na entrada da Croácia no Império Habsburgo, o que determinou o futuro do povo croata por muitos séculos. Muitos autores consideram essa batalha como o início dos cem anos de guerra no Reino da Croácia e no Império Otomano, que terminou com a Batalha de Sisak em 1593.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário