"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 15 de agosto de 2017

EQUIPE DA AMAN VENCE A IV OLIMPÍADA DE HISTÓRIA MILITAR E AERONÁUTICA

.


Nos dias 9 e 10 de agosto de 2017, a Academia da Força Aérea promoveu a quarta edição da Olimpíada de História Militar e Aeronáutica, a sempre vibrante competição de conhecimentos que procura, por meio do lúdico, despertar talentos e estimular o estudo da História Militar entre os cadetes da Aeronáutica. Desde 2016, a olimpíada passou a incluir a participação dos aspirantes da Escola Naval e dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). 

A competição contou com a participação maciça do Corpo de Cadetes da Aeronáutica: vibração e conhecimento

A palestra de abertura foi proferida pelo coronel R1 Fernando Velôzo Gomes Pedrosa, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, que apresentou o tema “Eficácia Militar: uma abordagem histórica”. Os futuros oficiais formaram equipes de quatro integrantes para enfrentar as difíceis provas intelectuais que envolvem conhecimentos da história das guerras da Antiguidade até a Idade Contemporânea. Para esta competição, foram formadas 10 equipes, que envolveram 40 estudantes das três escolas militares. Surpreendentemente, a fase final acabou por ser disputada por uma equipe de cada escola.

A equipe Almirante Saldanha da Gama, da Escola Naval, em plena disputa

A novidade no resultado deste ano ficou por conta da AMAN, que conquistou a primeira colocação com a equipe Duque de Caxias. O segundo lugar coube à equipe Alte. Saldanha da Gama, da Escola Naval. A medalha de bronze ficou com a equipe Brigadeiro Rui Moreira Lima, formada por cadetes da AFA.  Assim como no ano passado, as provas foram disputadíssimas e o resultado final só foi decidido na última bateria de questões, quando a equipe da Marinha quase abocanhou a medalha de ouro se não tivesse errado sua última questão.

A seguir, algumas fotos da competição:

A equipe Brigadeiro Rui Moreira Lima, da Academia da Força Aérea, concentrada em mais uma pergunta da Olimpíada

A equipe Duque de Caxias, pertencente à Academia Militar das Agulhas Negras, com suas medalhas de ouro após a vitória

Em perfeita integração interforças, os integrantes das três equipes finalistas ostentam suas medalhas.

O Brigadeiro Baccarin, comandante da Academia da Força Aérea, realizando a entrega da premiação aos cadetes da equipe vencedora.

O Blog Carlos Daroz-História Militar parabeniza a Academia da Força Aérea e a organização da Olimpíada, na pessoa do Cel Cláudio Calaza, pela excelência e primor do evento, que, a cada ano, alcança mais relevância e visibilidade.

Que venha a V Olimpíada no ano de 2018.

"MACTE ANIMO! GENEROSE PUER, SIC ITUR AD ASTRA".
("Jovem, ânimo! Por este caminho se vai ao Céu". Lema da Academia da Força Aérea)


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário