"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 22 de maio de 2016

REINAUGURADOS OS FORTES DE SÃO DIOGO E DE SANTA MARIA EM SALVADOR

.

Há pouco mais de um ano e meio, o Comando da 6ª Região Militar cedeu à Prefeitura de Salvador, por intermédio de termo de cessão de uso de áreas, espaços dentro dos Fortes em contrapartida da revitalização desses sítios, que permitirá a reabertura à visitação dos soteropolitanos e dos turistas. Os Fortes permanecem sob a administração da 6ª RM. Todavia, a gestão dos espaços adaptados será de responsabilidade da Prefeitura Municipal.
 
As riquezas naturais e a posição geográfica fizeram de Salvador uma cidade, historicamente, almejada. A defesa territorial foi estabelecida por meio da construção de fortalezas ao longo de todo o litoral da Baía de Todos os Santos. Os imponentes Fortes de São Diogo e de Santa Maria compõem alguns dos monumentos arquitetônicos que contam, hoje, a história militar da cidade.

 
No Forte de São Diogo, uma área de 90 m² foi adaptada para abrigar o Espaço Carybé de Artes e, no Forte de Santa Maria, em área semelhante, foi instalado o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana. Nesses locais, serão realizadas exposições artísticas de alta tecnologia e interatividade para visitação pública. Em complemento, os Fortes contarão com agradáveis ambientes gastronômicos, no perfil de bistrô. Assim, em seu aniversário de 467 anos, a cidade recebeu um “abraço de entretenimento” para todos os soteropolitanos e para o público em geral.

Fonte: Exército Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário