"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 30 de agosto de 2015

O SARGENTO QUE SALVOU A TORRE DE PISA

.



Em julho de 1944, após conquistarem Roma, os Aliados avançavam para a cidade de Pisa quando se depararam com um impasse.  A artilharia alemã, armada com lançadores de foguetes Nebelwerfer, trucidava soldados com rara precisão.  Os oficiais concluíram que os alemães deveriam ter um posto de observação, e o suspeito nº 1 era nada menos que a Torre de Pisa.  O sargento Leon Weckstein foi enviado com um rádio para encomendar um ataque de artilharia que a reduziria a escombros.  

Quando o californiano, que nunca tinha ouvido falar na torre, a viu com sua luneta, se encantou pela construção.  Minutos se passaram, com a artilharia pronta para atirar, sem resposta, mesmo após os alemães começarem a disparar no sargento, a partir de outros pontos, e ele ser forçado a bater em retirada.


Leon Weckstein durante a guerra



Nenhuma fonte alemã confirmou se havia ou não soldados na torre. O sargento não conseguiu ver nada.  Mas seu silêncio salvou o campanário, concluído em 1350 e que começou a entortar já durante a construção, iniciada em 1173.  No ano 2000, Weckstein afirmou ao jornal The Guardian: “Depois de 50 anos para pensar no assunto, tenho certeza que havia alemães lá”.

Fonte: Aventuras na História, The Guardian



Um comentário:

  1. História Fantástica! porem, hoje não existe ninguém disposto a salvar as ruínas na Síria , Iraque .. vão ser destruidas pela EI, e ninguém faz nada contra isso.

    ResponderExcluir