"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 28 de outubro de 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO "A GUERRA DO AÇÚCAR: AS INVASÕES HOLANDESAS NO BRASIL"

.




Depois do sucesso de vendas de nosso primeiro livro Um céu cinzento: a história da aviação durante a Revolução de 1932, tenho a grata satisfação de comunicar o lançamento de nossa nova obra A Guerra do Açúcar: as invasões holandesas no Brasil.



SINOPSE



Durante trinta anos, no curso do século XVII, uma grande parte do Nordeste brasileiro era holandês.  Em busca de um produto extremamente valioso na Europa – o açúcar – a Companhia das Índias Ocidentais holandesa realizou duas tentativas de instalar uma colônia no Brasil, dando origem a um intenso e custoso conflito.


A partir de fontes historiográficas brasileiras e europeias, A Guerra do Açúcar conta a história desse conflito que colocou a Companhia das Índias Ocidentais contra Portugal, Espanha e nativos do Brasil. 


O período holandês no Brasil pode ser estudado sob diversos enfoques: político, econômico, social, cultural etc.   A Guerra do Açúcar analisa o período das invasões sob a ótica da História Militar e, para contar essa história, o autor acessou toda a historiografia disponível e visitou diversos museus, campos de batalha e fortificações remanescentes na região Nordeste do Brasil.


Uma história de homens rudes, soldados e insurretos, mercenários e piratas, índios e negros; de um povo que se recusou a ser dominado por uma cultura estranha e hostil.  Uma história de lutas e sacrifícios, mas, sobretudo, de esperança em um destino mais promissor.


A Guerra do Açúcar é prefaciada pelo general Aureliano Pinto de Moura, presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.





ESTRUTURA DO LIVRO



Prefácio – General Aureliano Pinto de Moura, presidente do IGHMB

Apresentação

Capítulo 1 -  Um projeto ousado

Capítulo 2 -  A fala de Deus – A arte da guerra no século XVII

Capítulo 3 -  As forças coloniais portuguesas no Brasil

Capítulo 4 -  As forças da Companhia das Índias Ocidentais

Capítulo 5 -  Os holandeses invadem a Bahia

Capítulo 6 -  O “terror dos mares” – Período entre as invasões

Capítulo 7 - Os holandeses conquistam o Nordeste

Capítulo 8 -  O Conde expande a conquista

Capítulo 9 -  A Guerra da Liberdade Divina

Capítulo 10 -  Negociando o Brasil

Capítulo 11 -  O Legado

Bibliografia

Notas





SOBRE O AUTOR

Carlos Roberto Carvalho Daróz é oficial de Artilharia do Exército Brasileiro, historiador militar, professor e pesquisador.  Nascido no Rio de Janeiro, obteve seu bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e diplomou-se  Mestre em Operações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.  Paralelamente a vida militar, desenvolveu sua carreira acadêmica. Com licenciatura em História pela
Universidade Salgado de Oliveira, especializou-se em História Militar pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.  Atua como professor do Colégio Militar do Recife e do curso de pós-graduação em História Militar, da Universidade do Sul de Santa Catarina.  É membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e pesquisador-associado do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro.

Historiador militar da nova geração, possui dezenas de artigos e trabalhos de História Militar, publicados na Revista do Exército Brasileiro, A Defesa Nacional, Revista da Universidade da Força Aérea, Revista Militar (Portugal) e outros periódicos especializados.  É palestrante frequente de temas relacionados à História Militar, tanto no meio militar, quanto na academia.

E autor do livro Um céu cinzento: a história da aviação na Revolução de 1932, eu conta a história do emprego do Poder Aéreo na Revolução Constitucionalista.






FICHA TÉCNICA
A Guerra do Açúcar:

As invasões holandesas no Brasil





Autor: Carlos Roberto Carvalho Daróz

Editora: Editora Universitária da UFPE

ISBN: 978-85-415-0518-5

Gênero: História Militar

Prefácio do General Aureliano Pinto de Moura, presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil

445 páginas

65 imagens

5 tabelas

 Preço: R$ 50,00 (mais frete de R$ 8,00)



Conheça nossa página:  https://www.facebook.com/aguerradoacucar



Solicite seu livro pelo e-mail   aguerradoacucar@yahoo.com.br


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário