"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ARMAS - O GIGANTESCO CANHÃO DO CZAR

.




O Canhão do Czar (no idioma russo Tsar Pushka) é uma peça exclusiva da coleção artilharia do Kremlin. Foi fabricado em 1586, pelo famoso armeiro russo Andrei Chokhov, a mando do czar Feodor Ivanovich I


A julgar pelo calibre de 890 mm, o canhão czar é conhecido como o maior canhão do mundo. O tubo pesa cerca de 40 toneladas, com 5,34 m de comprimento. A arma, produzida em brinze, é toda ornamentada, possuindo, por exemplo, pequenas inscrições e uma imagem do czar. Apesar da imponência, nunca chegou a ser usada em uma guerra, mas há vestígios de que tenha realizado pelo menos um disparo

O canhão do czar diante do Kremlin



O canhão fora concebido para defender o Kremlin moscovita em tempos de guerra, mas o fato de nunca ter sido usado leva a crer que na verdade tenha sido construído apenas como uma demonstração do poderio militar e da engenharia russa.


Sua superfície é adornada em relevo, sendo que uma das figuras representa o czar Fedor Ivanovich montado num cavalo. O reparo original era feito de madeira, mas foi destruído por incêndio em 1812, quando Napoleão Bonaparte invadiu Moscou.

 Soldados russos diante do grande canhão em 1908



As balas de canhão e o novo reparo de metal só foram produzidos anos mais tarde, em 1835. O canhão do czar está localizado no Kremlin de Moscou próximo ao Tsar Kolokole, de acordo com o Livro Guinness de Recordes, é a peça de artilharia com maior calibre existente no mundo.


Detalhes do canhão ricamente adornado



Características:



Calibre: 890 mm

Peso: 39.312 Kg

Comprimento: 5,34 m


.

2 comentários:

  1. Eu e meu marido tivemos a oportunidade de conhecer esta espetacular obra da engenharia bélica durante uma visita que fizemos a Moscou. Realmente impressionante.

    ResponderExcluir