"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 13 de agosto de 2013

O BRASIL PERDE UM HERÓI



Em dois dias, duas grandes perdas para a Força Aérea Brasileira. Um dia depois do acidente com o Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, faleceu hoje, 3ª feira, na cidade do Rio de Janeiro, o Brigadeiro Rui Moreira Lima, herói do 1° Grupo de Aviação de Caça na campanha da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

 Estive com o Brigadeiro Rui no ano passado, durante o I Seminário Nacional da História da Aviação, no ano passado, na Unifa.
 
 
A seguir, a nota oficial do Comando da Aeronáutica:

 
"NOTA OFICIAL – COMANDO DA AERONÁUTICA
O Comando da Aeronáutica lamenta informar o falecimento do Major-Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima, ocorrido na manhã de 13 de agosto na cidade do Rio de Janeiro. O herói de guerra morreu às 3h30 no Hospital Central da Aeronáutica, onde estava internado havia dois meses.

O velório será realizado a partir das 11h30 no auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), na Praça Marechal Âncora, 15-A, no Centro do Rio de Janeiro. O sepultamento está marcado para as 16 horas no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo.

Nascido na cidade de Colinas em 12 de junho de 1919, o Major-Brigadeiro do Ar Rui ingressou nas Forças Armadas em 31 de março de 1939. Foi piloto de combate no 1° Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o combate, executou 94 missões. Posteriormente, foi comandante da Base Aérea de Santa Cruz.

É o autor do livro Senta a Pua!, no qual conta as memórias dos combates no teatro de operações na Itália. Posteriormente, o livro ganhou uma versão em documentário, com o mesmo nome.

Brasília, 13 de Agosto de 2013.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"


 
À família e à FAB, os nossos sentimentos e a certeza da missão muito bem cumprida. Senta a Pua!
 
.

Um comentário:

  1. Li o livro "Senta a Púa !" do Brigadeiro Rui, inteiro, leitura que recomendo fortemente a todos interessados nos feitos desses nossos heróis brasileiros, lamento também sua perda !

    ResponderExcluir