"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SUICÍDIO SUBMARINO - VERGONHA OU HONRA ?

.

Destróier G-101 alemão afundado por sua própria tripulação em 1919


De acordo com os termos do armistício de 1918, que pôs fim à 1ª Guerra Mundial, a Esquadra de Alto-Mar alemã foi obrigada a navegar até a base naval britânica de Scapa Flow, nas ilhas Orcadas ao norte da Escócia, e lá aguardar até que os Aliados decidissem seu destino. Marinheiros e oficiais alemães haviam aceitado a humilhante entrega dos navios, mas, passados alguns meses, manifestaram descontentamento com a situação.

Ciente de que sua esquadra seria repartida entre as nações vencedoras, tão logo as negociações de paz fossem concluídas, o Almirante Ludwig von Reuter decidiu levar a cabo o “suicídio” da frota alemã. Na manhã de 21 de junho de 1919, Von Reuter hasteou no mastro de sua neve capitânea a mensagem em código “Parágrafo II”, que significava preparar-se para ir a pique. Uma hora depois, hasteou a mensagem “Condição Z”, determinando o afundamento dos próprios navios.


O Almirante Ludwig von Reuter ordenou o autoafundamento da Marinha Alemã em Scapa Flow


O autoafundamento foi recebido com sarcasmo pelos almirantes aliados, mas, na Alemanha, foi visto como um grande gesto de coragem e desafio. Nos anos seguintes, o “sacrifício em Scapa Flow” foi assimilado pelos novos oficiais e marinheiros da Kriegsmarine como a encarnação do espírito de luta da Marinha Alemã.

Em maio de 1945, com o fim da 2ª Guerra Mundial, por iniciativa própria, os comandantes da maioria dos submarinos alemães – os U-boats – seguiram o exemplo da geração anterior. Após a transmissão da mensagem em código “Regenbogen” (arco-íris), aproximadamente 220 submarinos alemães espalhados pelos mares do Norte e Báltico foram afundados por suas tripulações. Mais uma vez, boa parte da elite da Kriegsmarine não cairia nas mãos dos Aliados.


Mapa mostrando a localização onde os comandantes alemães afundaram seus U-boats em 1945 após a derrota da Alemanha.  Os números representam a quantidade de submarinos afundados em cada local.
 
 
.

2 comentários:

  1. De acordo com os termos do armistício de 1818, que pôs fim à 1ª Guerra Mundial

    Ano correto 1918

    Ótimo seu BLOG, parabéns, vou seguir

    ResponderExcluir
  2. Caro Amanhecer,
    Já corrigi o ano ... foi um erro de digitação.
    Obrigado pela ajuda.
    Carlos Daróz

    ResponderExcluir