"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 26 de abril de 2011

LIVROS - EXCERTOS DA HISTÓRIA MILITAR


Excertos da História Militar de Meados do Século XIX Até o Fim do Séc. XX
192 págs.  - Editora: Vitória Gráfica e Editora


Foi lançado, no último dia 19 de abril, a obra "Excertos da História Militar de Meados do Século XIX Até o Fim do Século XX" de autoria do General de Brigada César Augusto Nicodemus de Souza.

Em 192 páginas, o General Souza, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas, sistematizou parte do conhecimento sobre a História Militar contemporânea ocidental através de nove estudos de caso selecionados da História Militar, de meados do Século XIX ao final do Século XX, período que marca a mudança da condução personalística das guerras por reis e imperadores para as decisões de governos amparados na vontade de seus povos, conduzidas por estados-maiores constituídos por profissionais de carreira.

São abordadas os casos Guerra México-Estados Unidos, Guerra de Secessão, Batalha de Königgrätz (ou Sadowa), Campanha contra o Paraguai, Guerra Franco-prussiana de 1870, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Coréia, e Falklands / Malvinas.


Sobre o Autor

Natural de Bagé-RS, o autor pertence a Turma de 1960 da Academia Militar das Agulhas Negras.  Foi instrutor do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.  Cursou a École Supérieure de Guerre em Paris, implantando e coordenando em 1988 a primeira turma do CPEAEx, curso de mais alto nível do Exército.  Comandou o 5° Grupo de Artilharia Autopropulsado em Curitiba-PR. Como Oficial General comandou a 17ª Brigada de Infantaria de Selva de Porto Velho-RO e foi Diretor de Educação Preparatório e Assistencial do Exército.

Após passar para a Reserva em 1997, vem se dedicando a Educação e História, ministrando palestras em Universidades e em Institutos de História e Geografia; tem participado de Congressos de História Militar no exterior, apresentando comunicações; foi docente em cursos de pós-graduação em História Militar na UNIRIO e PUC/PR. Possui vários artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior. Ocupa a Cadeira nº 1 do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário