"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 9 de julho de 2010

ORDEM DE KUTUZOV

.

A Ordem de Kutuzov é uma condecoração militar soviética e russa, em homenagem ao famoso marechal russo Mikhail Illarionovich Kutuzov (1745-1813).

Criada em 29 de julho de 1942, durante a Grande Guerra Patriótica por uma decisão do Soviete Supremo da URSS, a ordem foi criada para premiar oficiais superiores do Exército Vermelho que comandassem ações destacadas por ocasião de retiradas hábeis e contra-ataques bem sucedidos. A Ordem de Kutuzov foi preservada pela Rússia após a dissolução da URSS, continuando assim a ser um dos mais importantes galardões militares da Federação Russa.
.
A Ordem de Kutuzov foi estabelecida em três classes distintas: 1ª , 2ª  e 3ª classes. O General Ivan Galanin, que se distinguiu durante a Batalha de Stalingrado, tornou-se o primeiro a receber a ordem de Kutuzov de 1ª classe. Durante a Grande Guerra Patriótica, 669 Ordens de Kutuzov de 1ª classe foram concedidas. Junto com os comandantes das frentes e exércitos, a Ordem de Kutuzov também foi concedida à Fábrica de Tratores de Chelyabinsk, em 1945, como reconhecimento à enorme contribuição dos seus trabalhadores para a derrota da Alemanha nazista.


A medalha de 2ª classe foi concedida a 3.325 comandantes de corpo, divisão, e brigada.

General Yumjaagiyn Tsedenbal, do exército da Mongólia, com a barreta da Ordem de Kutusov de 1ª Classe

A ordem de 3ª classe foi atribuída aos comandantes de regimento, seus chefes de estado-maior, além de comandantes de batalhão e companhia, mais tarde, em 8 de fevereiro de 1943. No total, durante a guerra 3.328 ordens de 3ª classe foram distribuídas.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário