"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 26 de março de 2010

NOTÍCIA - CÂMARA FEDERAL HOMENAGEIA EX-COMBATENTES DA FEB

.
No dia 15 de abril de 2010 a Câmara dos Deputados homenageou em sessão solene os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), por ocasião dos 65 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, e pelas vitórias brasileiras nos campos da Itália.


.
Dezenas de Pracinhas, como são carinhosamente conhecidos, estiveram presentes no plenário para receber as merecidas homenagens dos deputados, representantes das Forças Armadas, e do Grupo Histórico FEB, composto por representantes do Imperial Jeep Club (IJC) e do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ).
.
Atendendo a uma proposta do historiador e colecionador Marcos Renault, o deputado Ciro Pedrosa, de Minas Gerais, propôs a realização da Sessão Solene, que teve como objetivo lembrar a atuação da FEB na 2ª Guerra Mundial.
.
O 1º/2º Grupo de Transporte da Força Aérea Brasileira, do Rio de Janeiro, disponibilizou uma aeronave Embraer 145, designação C-99, para transporte dos Pracinhas e membros do Grupo Histórico FEB. Durante uma escala em Belo Horizonte foi embarcado mais um grupo de Pracinhas. Trajeto inverso foi realizado ao fim das comemorações.
.
Após o embarque em viaturas históricas preservadas por colecionadores, os Pracinhas e os membros do Grupo Histórico FEB, trajados com uniformes utilizados na Itália durante o conflito, o comboio de onze viaturas, se deslocou para a Câmara dos Deputados escoltado por batedores do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, cruzando as principais avenidas da capital do Brasil, despertando curiosidade e recebendo cumprimentos dos cidadãos que paravam para admirar o desfile.


.
Na chegada à Câmara, as viaturas ficaram estacionadas em frente à rampa de acesso, onde permaneceram em exposição durante todo o dia, chamando a atenção de todos os que por lá passavam.

.
Uma grande recepção aguardava os homenageados. Foram recebidos com muita alegria e reverência passando por uma Guarda de Honra formada por cavalarianos do Regimento Dragões da Independência. Uma vez no Plenário, foi iniciada a Sessão Solene, transmitida ao vivo para todo o Brasil pela TV Câmara, além de muitos outros meios de comunicação.

.
A sessão foi aberta com a apresentação da banda do Batalhão da Guarda Presidencial, tocando o Hino Nacional Brasileiro, cantado por todos os presentes. Logo após a Sessão foi aberta solenemente. Discursaram os deputados Mauro Benevides, representado o Presidente da casa, Dep. Michel Temer, e Ciro Pedrosa, Coordenador da Frente Parlamentar Mista para Revalorização Histórica da Força Expedicionária Brasileira. Por parte do Grupo Histórico FEB, também discursaram os Srs. João Barone, Presidente do CVMARJ e Marcos Renault, idealizador dessa justa homenagem.
.
Foram mostradas aos presentes algumas cenas do documentário “Caminho dos Heróis”, do Sr. João Barone, que está em fase de finalização e deve ser lançado ainda este ano. O documentarista ressaltou que o principal objetivo do documentário é estimular uma releitura da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.
.
O documentário foi filmado em 2009, na Itália, quando o Grupo Histórico FEB passou pelos caminhos percorridos pela FEB, participando de diversas solenidades e sendo homenageados em nome dos Pracinhas que são tratados como “Libertadores da Itália”. A apresentação do rico material sobre a campanha do Brasil na 2ª Guerra Mundial causou muita emoção na platéia, principalmente aos Pracinhas, por terem relembrado os momentos inesquecíveis além mar.
.
Encerrando a Sessão Solene, foi entoada a Canção do Expedicionário, o que criou um clima de saudade e orgulho aos presentes, àquela pequena homenagem feita aos brasileiros que tem como lema, o jargão “A Cobra Fumou”!

.
Foi oferecido pela Câmara dos Deputados um almoço de confraternização para a comitiva dos Pracinhas e do Grupo Histórico FEB. Momento profícuo ao orgulho e rememoração dos fatos ocorridos antes, durante e depois do conflito na Itália.
.
Todo o evento foi coordenado pela Frente Parlamentar Mista de Revalorização Histórica da Força Expedicionária Brasileira, cujos objetivos são homenagear a memória daqueles que tombaram em combate durante a 2ª Guerra Mundial e lutar pela valorização do soldado brasileiro e das Forças Armadas.

.

A COBRA CONTINUA FUMANDO!
BRASIL!


Fonte: CVMARJ
.

Um comentário: