"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

UNIFORMES - OFICIAL SUL-VIETNAMITA


Exército Sul-vietnamita. 1º Tenente, 1970

Formado depois do Acordo de Genebra de 1954, o Exército Sul-vietnamita (ESV), sem tradição ou experiência militar, passou a enfrentar os vietcongues, guerrilheiros comunistas do Vietnã do Norte. Com a intensificação dos combates entre o Norte e o Sul, durante os primeiros anos da década de 60, aumentou também a preocupação dos Estados Unidos com a sobrevivência de seu aliado, enviando para o Vietnã do Sul cada vez mais equipamentos e assessores militares.

Este auxílio permitiu uma rápida expansão do ESV, de 220.000 em 1964 para 416.000 homens em 1968, organizado em dez divisões de infantaria, além de diversas unidades de apoio ao combate. Após a ofensiva do Tet, em 1968, o Exército local assumiu um papel de maior destaque na linha de frente e, à medida que as tropas americanas começaram a se retirar, foi promovido um programa de modernização.

Por volta de 1970 a maioria das unidades estava equipada com fuzis M-16, lança-granadas M-79 e metralhadoras M-60. Mas apesar de todo esse apoio, o Exército sul-vietnamita foi incapaz de preencher o vazio deixado pelos norte-americanos e sucumbiu diante das forças comunistas em 1975. Embora seu padrão médio fosse baixo, algumas unidades eram da mais alta qualidade, capazes de enfrentar eficientes formações norte-vietnamitas sem apoio estrangeiro. Os batalhões Ranger, a Divisão Aérea e os Fuzileiros Navais eram muito respeitados, e a 1ª.Divisão de Infantaria se comparava às melhores unidades aeromóveis dos EUA.

O oficial sul-vietnamita está inteiramente equipado com material de procedência americana. A roupa de camuflagem de duas peças é do tipo "listas de tigre", usada pelas Forças Especiais dos EUA. O colete é de malha de náilon e tem bolsos múltiplos. O sistema de graduação - tipicamente sul-vietnamita - é representado por duas flores de ameixeira douradas aplicadas no gorro de selva, indicando o posto de 1º tenente. Bem armado, o oficial porta um fuzil de assalto M16A1, de 5,56 mm, com duas granadas de fragmentação e uma pistola no cinturão de lona.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário