"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

B-17 FORTALEZA-VOADORA DA FAB


No contexto de nossa viagem de estudos à Pernambuco, destaco hoje um objeto histórico diferente: a B-17 Fortaleza-Voadora preservada existente na Base Aérea do Recife.

Embora alguns pesquisadores de aviação, classifiquem as Fortalezas-Voadoras que vieram para a FAB, pertencentes a uma série específica, referida como "H", acredita-se ter sido, somente, uma variante da sua última, comprovada e mais produzida série, que foi a "G", da qual foram produzidas 8.680, do total de 12.761 unidades construídas. Conhecidas como SB-17G e RB-17G, 180 B-17G foram modificadas para esse padrão. As SB-17G destinavam-se ao serviço de busca e salvamente - SAR (Search and Rescue) e as RB-17G, para a função de reconhecimento aerofotográfico e meteorológico.

.


Vieram para a nossa FAB cumprir o acordo internacional feito pelo Brasil junto à Organização de Aviação Civil Internacional, para disponibilizar uma unidade aérea, no nosso trecho do Atlântico Sul, com a missão de busca, salvamento, reconhecimento e fotografia aérea. A B-17 foi o nosso primeiro avião militar a fazer uma travessia oceânica, em 1º de setembro de 1953, indo de Recife a Dakar, na África. Aqui, também, indistintamente, desempenharam o papel de vetores de transporte de longo alcance, como o foram no abastecimento e apoio aos nossos soldados, que integravam as Forças de Paz das Nações Unidas, na Crise de Suez - Faixa de Gaza, em 1956 e, também, em São Domingos, na República Dominicana. Foram mais de 25 missões, com tempo de vôo superior a 2.000 horas, sem nenhum acidente!


O editor do BLog História Militar diante da B-17 da FAB no Recife

.

A FAB utilizou treze aeronaves sendo que, o lote inicial de seis unidades, chegou ao Brasil em abril/1951, para compor, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, o Centro de Treinamento de Quadrimotores. Posteriormente, esse Centro foi transferido para o Recife, quando, em 15/10/1053, deu lugar ao 1º/6º (1º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação). No final de 1954, a FAB recebeu as sete B-17 restantes, o que propiciou a reestruturação do 6º GAv (6º Grupo de Aviação), passando a ser formado por dois Esquadrões, o 1º/6º destinado às missões de SAR e o 2º/6º com a missão de reconhecimento aerofotográfico e meteorológico.


Com a sua finalidade notadamente pacífica, ambas as versões já vieram desarmadas e desprovidas de suas estações de tiro. As SB-17G, de busca e salvamento, eram reconhecidas pelo radomo proeminente, que abrigava o radar de busca, conduzido no queixo e pelo bote metálico salva-vidas que portavam, externamente, na parte inferior da fuselagem. Esse bote destinava-se ao resgate de sobreviventes de naufrágio. Era lançado ao mar, por pára-quedas. Conhecido tecnicamente por "A-1", possuía 8,10m, e era fixado na barriga da B-17 por quatro cabos que eram presos aos cabides do compartimento de bombas (o "bomb bay"). Seu lançamento ocorria a 360m de altura, com a SB-17G voando a, aproximadamente, 190 km/h, com a descida sustentada por três pára-quedas. Interessante é que, quando chegava à água, numa inclinação de 45º, com o impacto, eram acionados foguetes que disparavam cabos nas quatro direções do barco, para serem pegos pelos náufragos, a fim de facilitar o seu salvamento! Motorizado por um par de motores Higgins, pesava 790kg e conduzia um completo equipamento de sobrevivência no mar.


As RB-17G eram reconhecidas pela estação de câmeras fotográficas que conduziam em um "pod", abaixo do seu nariz. Ao que parece, a nossa primeira B-17G não recebeu matrícula militar brasileira, pois foi perdida, ainda, com matrícula militar americana estando, inclusive, comandada, na oportunidade, por piloto americano. As doze restantes receberam as matrículas FAB 5400 a 5411.


Posteriormente os esquadrões fundiram-se em, apenas, um, o 1º/6º, em decorrência das perdas operacionais (FAB 5404, em 1959; FAB 5405, em 1963 e FAB 5409, em 1964), ocasionada pela rigorosa rotina do Grupo, com suas extenuantes missões além das dificuldades no recompletamento do equipamento, que obrigaram a canibalização de cinco dos B-17, para garantir ao atendimento dos rígidos requisitos técnicos da segurança do vôo, a fim de viabilizar a operacionalidade das demais unidades, em sua abnegada missão. Devido a essas dificuldades muitas foram as situações de alternância entre as unidades na linha de vôo: SB-17 realizando missões de RB-17 ou vice-versa!


SB-17G FAB 5402 preservada na Base Aérea do Recife: a única no Brasil

Das 12 B-17 que, efetivamente, tiveram a sua vida operacional na FAB, pelo menos, oito eram SB-17G, entre elas, podemos citar, a FAB 5402, 5406, 5408 e 5409. Em fotografias da época vê-se, comprovadamente, como RB-17G, a FAB 5411. Já como SB-17G, é possível constatar as unidades FAB 5402 e 5409. A FAB 5402 tinha o seu bote salva-vidas na cor alumínio e o radomo em preto antiofuscante. No bote trazia a inscrição, nos dois lados superiores de sua proa, FAB e, abaixo, o número 02. Já a SB-17G FAB 5409, portava o bote pintado com o mesmo amarelo das faixas indicativas do Serviço Internacional de Busca e Salvamento, aplicadas na sua fuselagem e nas asas.

Lamentavelmente, dessas belas máquinas, que fizeram história nos 1º e 2º Esquadrões do 6º Grupo de Aviação, da FAB, após sua desativação, restaram apenas, três: a 5402 que está em monumento na Base Aérea de Recife; a 5408, desmontada, no MUSAL; e a 5400, que foi doada pela FAB ao Museu da Força Aérea dos EUA (USAF). Chegou lá voando, em impecáveis condições de vôo, em 5 de outubro de 1968, pousando na Base Aérea de Andrews, perto de Washington-D.C. Antes de pousá-la, a tripulação brasileira, comandada pelo Major-Aviador Elahir Amaral da Nóbrega, efetuou três belíssimos rasantes sobre a pista, homenageando os milhares de ex-tripulantes de B-17, da 2ª Guerra Mundial, que foram recepcioná-la!

Ao todo, foram dezoito anos, de 1951 a 1969, de ótimos serviços prestados à nossa FAB que, como a última força aérea do mundo a utilizá-la, distinguiu-a da sua função primordialmente guerreira, para transformá-la em mensageira da paz, levando em suas asas a ajuda humanitária e a esperança!

Se você deseja ver de perto a única B-17 existente no Brasil – provavelmente a única na América do Sul -, vá ao Recife e siga até a Base Aérea na Av. Maria Irene, s/nº - Jordão, Recife – PE. A Fortaleza-Voadora está lá, imponente, guardando os portões da base.

Características:




Fabricante: Boeing Aircraft Company
Motores: quatro motores radiais Wright Cyclone GR 1820-97, de 09 cilindros, refrigerados a ar, com turbo-supercompressores Moss-General Electric, com potência unitária de 1.200HP na decolagem, impulsionando hélices tripás
Envergadura: 31,62m
Comprimento: 22,65m
Altura: 5,81m
Peso: Vazio - 16.345kg
Máximo - 25.129kg
Velocidade: 499km/h a 7.620m
Teto de Serviço: 10.668m
Alcance: 4.020 km
Armamento: Nenhum (versão de busca e salvamento)
Tripulação: 9

.

11 comentários:

  1. Presentemente estudando a História da Escola de Especialistas de Aeronáutica vejo-me na contingência de estudar mais a fundo a História da Nossa Força Aérea e foi com grata alegria que econtrei este Blog.
    Com meus parabéns e meu respeito a Carlos Daróz pelo texto a um tempo profundo e didático, ilustrado com magníficas fotos e riquíssima informação sobre ainda mais fontes bibliográficas para pesquisa sou,
    Aluno 77-1183 - CURVÊLO - Turma 171 - Branca - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)

    Coordenador do Grupo dos Veteranos Especialistas

    https://www.facebook.com/groups/veteranoseear/

    ResponderExcluir
  2. Três exercícios de lançamento de bote salva-vidas pela B 17, fotografados por um NA não lograram êxito, apenas no 4º o lançamento foi perfeito. O restante do comentário infelizmente foi cortado...O salvamento se aperfeiçoou para sempre! A grafia do meu nome é Déa Novaes.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Alguém sabe me dizer se esse avião ainda encontra-se em Recife?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Som...ainda no portão da Base Aérea do Recife...nos Guararapes.

      Excluir
    2. Eu sou de Recife esse b17 sempre vai ter lá

      Excluir
  4. Sim meu amigo ele nunca vai sair de lá

    ResponderExcluir