"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 14 de abril de 2009

NOTÍCIA – ENCONTRADA A LISTA DE SCHINDLER ORIGINAL NA AUSTRÁLIA



A lista elaborada pelo empresário alemão Oskar Schindler, que possibilitou o salvamento de mais de mil judeus dos campos de concentração nazistas na 2ª Guerra Mundial, foi achada numa biblioteca de Sydney, na Austrália. Ninguém sabia que o documento estava na biblioteca.
.
A lista foi encontrada junto a notas de pesquisa e recortes de jornais alemães utilizados pelo escritor australiano Thomas Keneally, autor do livro A arca de Schindler, no qual o filme A lista de Schindler, de Steven Spielberg foi baseado.
.
A biblioteca tomou posse da lista quando adquiriu o material de pesquisa de Keneally em 1996.
.
A lista possui treze páginas amareladas pelo tempo, onde estão os nomes e nacionalidades de 801 judeus e foi tida como um dos documentos mais importantes do século XX.

Nem a biblioteca nem mesmo o livreiro que vendeu o material sabiam que a lista estava entre os documentos. A lista foi escrita com máquina de escrever apressadamente em 18 de abril de 1945, próximo do fim da 2ª Guerra Mundial, e compilada por Oskar Schindler.
.
Durante a guerra Schindler esteve a frente de uma fábrica em Cracóvia, Polônia, que utilizava mão de obra judia. Decepcionado com os ideais nazistas ele convenceu oficiais de que seus funcionários eram necessários para os esforços de guerra e não podiam ser enviados aos campos de concentração.
.
A lista foi dada ao escritor australiano Thomas Keneally numa loja em Los Angeles, há quase 30 anos, por uma das pessoas que escapou com a ajuda de Oskar - Leopold Pfefferberg. Pfefferberg desejava que a história da lista fosse revelada ao mundo.

,

8 comentários:

  1. A História muitas vezes chega deturpada. A verdade, quase sempre são 3 verdades: a que uma parte conta, a que outra parte conta, e finalmenmte a verdadeira, que nem sempre é conhecida.
    Já me perguntei vária vezes se o Schindler seria herói ou vilão? Temos que considerar, que ele arrumou também, em proveito próprio, mão-de-obra quase de graça. Por outro lado também, ele salvou do Holocausto muitos judeussalvou do muitos judeus. Qual seria a "verdadeira História"

    ResponderExcluir
  2. de mil em mil anos a raça humana gera um ser superior... OSCAR SCHINDLER é um desses seres.

    somente quem sobreviveu à bestialidade nazista pode comensurar as ações de Herr oskar Schindler..

    no ceu, ao lado de Deus, oskar schindler está...

    ResponderExcluir
  3. sempre existirá uma luz sobre as trevas, deixemos nos iluminar por ela luz para que sejamos também um dia exemplo do verdadeiro amor ao proximo.Iremos embora daqui um dia e ficará então as nossas obras.Então a conciencia que fizemos nossa parte.

    ResponderExcluir
  4. todos podem criticá-lo agora mas ninguém teve a coragem de fazer o que ele fez,os judeus devem muito a ele e agradecê-lo por gerações

    ResponderExcluir
  5. Schindler, foi um homem sábio e bondoso sim. É pena que poucos fizeram o que ele fez...
    A Lista de Schindler, ao mer ver, foi um dos melhores filmes e quem não assistiu, recomendo...

    Ada Greenhalgh

    ResponderExcluir
  6. Heroí ou não o que importa é que vidas foram salvas.

    ResponderExcluir
  7. Ele foi um verdadeiro herói. Deus permita que outros como ele possa nos salvar da maldade humana!!

    ResponderExcluir
  8. Schindler foi um homem que realmente tinha Deus no coração e carregava consigo muita bravura.

    ResponderExcluir