"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 4 de julho de 2019

O SUICÍDIO DO MARECHAL DE CAMPO ERWIN VON ROMMEL - RELATO DO SEU FILHO MANFRED ROMMEL

.


Relato do filho do Marechal Erwin von Rommel, Manfred, sobre a criminosa morte do chefe militar alemão por ordem de Adolf Hitler


Em 17 de julho de 1944, aviões britânicos atacaram o carro oficial do General Rommel, ferindo-o gravemente. Ele foi levado para um hospital e depois para sua casa na Alemanha para convalescer. Três dias depois, uma bomba explode durante uma reunião de estratégia com Hitler, matando vários oficiais em seu quartel-general na Prússia Oriental. Em represálias sangrentas que se seguiram, alguns suspeitos envolveram Rommel na conspiração. Embora ele não tenha tido conhecimento do atentado contra a vida de Hitler, sua “atitude” derrotista foi o suficiente para justificar a ira de Hitler. 

O problema para Hitler era como eliminar o mais popular general da Alemanha, sem revelar ao povo alemão que ordenou sua morte. A solução foi forçar Rommel a cometer suicídio e anunciar que sua morte foi em consequência dos ferimentos.

Rommel em seus tempos de glória. Hitler teve dificuldades para eliminar o mais popular general da Alemanha

O filho de Rommel, Manfred, de 15 anos de idade, servia em uma bateria antiaérea perto de sua casa. Em 14 outubro de 1944, Manfred foi autorizado a voltar para sua casa onde seu pai se recuperava dos ferimentos. A família estava ciente de que Rommel estava sob suspeita, e que o seu chefe de gabinete e seu comandante ambos tinham sido executados. Manfred começa o relato quando ele entra em sua casa e encontra seu pai no café da manhã:

“… Cheguei a Herrlingen às 7:00 da manhã e meu pai estava no café da manhã. Colocou um copo para mim e comemos juntos, depois saímos para um passeio no jardim."

'Ao meio-dia dois generais estão vindo para discutir o meu futuro posto', meu pai começou a conversa. 'Então, hoje vão decidir o que é planejado para mim, se um tribunal popular ou um novo comando no Oriente.'

Você aceitaria tal comando?. Perguntei.

Ele me pegou pelo braço, e respondeu: 'Meu caro rapaz, nosso inimigo no oriente é tão terrível que qualquer outra consideração deve ceder diante disso. Se ele consegue dominar a Europa, mesmo que temporariamente, será o fim de tudo que tem feito a vida parecer valer à pena. É claro que eu iria.'

Rommel com sua família

Pouco antes das doze horas, meu pai foi para seu quarto no primeiro andar, mudou a jaqueta marrom civil que ele normalmente usava com bermudas de equitação, e colocou a túnica do Africa Korps, que era seu uniforme favorito, devido ao seu colarinho aberto.

Por volta de doze horas um carro verde-escuro com uma placa de Berlim parou na frente do nosso portão do jardim. Os únicos homens na casa além do meu pai eram o Capitão Aldinger (assessor de Rommel), que tinha sido ferido gravemente no front e eu. Dois generais – Burgdorf, um homem de ar poderoso, e Maisel, de faces mais delicadas, desceram do carro e entraram na nossa casa. Eles foram respeitosos e corteses e pediram permissão do meu pai para falar com ele a sós. Aldinger e eu saímos da sala. 'Então eles não vão prendê-lo', pensei com alívio, então eu subi para ler um livro.

Poucos minutos depois, ouvi meu pai subir e entrar no quarto de minha mãe. Ansioso para saber o que estava acontecendo, levantei-me e o segui. Ele estava parado no meio da sala, o rosto pálido. 'Venha para fora comigo', disse ele em uma voz firme. Entramos em meu quarto. 'Acabei de falar com a sua mãe', ele começou devagar, 'que estarei morto em um quarto de hora'. 

Ele estava calmo e continuou a falar: 'Para morrer pela mão do seu próprio povo é difícil. Mas a casa está cercada e Hitler está me acusando de alta traição. Em vista dos meus serviços na África, ele citou sarcasticamente: Eu vou ter a chance de morrer por envenenamento. Os dois generais trouxeram com eles. É fatal em três segundos. Se eu aceitar, nenhuma das etapas habituais serão tomadas contra a minha família. Eles também deixar a minha família em paz.'

'Você acredita?' Eu interrompi. ‘Sim’, respondeu ele. 'Eu acredito nisso. É muito mais do seu interesse que o assunto não vem à tona. De qualquer forma, eu tenho sido cobrado para colocá-lo sob a promessa do mais estrito silêncio. Se uma só palavra vazar, eles já não se sentem vinculados pelo acordo'.

Eu tentei de novo. 'Não podemos nor defende?' Ele me cortou curto. 'Não há nenhuma chance', disse ele. 'É melhor para um morrer do que para todos serem mortos em um tiroteio. Enfim, não temos praticamente nenhuma munição'. Despedimos-nos brevemente. E ele disse: 'conte para Aldinger, por favor'.

Aldinger, entretanto tinha sido notificado para ficar longe do meu pai. Quando chamei-o, ele veio correndo lá de cima. Ele também ficou horrorizado, quando ouviu o que estava acontecendo. Meu pai falou mais rapidamente. Ele disse novamente como era inútil tentativa nos defender. 'Foi tudo preparado ao mais meticulosamente. Eu terei um funeral de Estado e pedi que para ser enterrado em Ulm (cidade natal de Rommel). Em um quarto de hora, você, Aldinger, irá receber um telefonema do hospital reserva Wagnerschule em Ulm para dizer que eu tive uma concussão cerebral no caminho para uma conferência'. Ele olhou para o relógio. 'Eu preciso ir, eles só me deram dez minutos'. Ele rapidamente se despediu de nós novamente. Então nós descemos juntos.

Nós ajudamos o meu pai em seu casaco de couro. De repente, ele puxou a carteira. 'Ainda há 150 marcos'. Disse ele. 'Quer que eu pegue o restante do dinheiro agora?'.

'Isso não importa agora, Sr. Marechal de Campo', disse Aldinger.

Meu pai colocou cuidadosamente sua carteira no bolso. Como ele entrou no salão, sua pequena dachshund que havia sido dada como um cachorrinho de poucos meses antes, na França, e pulou para ele com um gemido de prazer. 'Tranque o cão no estúdio, Manfred', disse ele, e aguardou no corredor com Aldinger enquanto eu removi o cão animado e empurrei-o através da porta do escritório. Então, saímos de casa juntos. Os dois generais estavam no portão do jardim. Caminhamos lentamente o caminho, a crise do cascalho soar extraordinariamente alto.

Quando nos aproximamos dos generais, eles levantaram a mão direita em continência. 'Herr Marechal', disse Burgdorf e se reservou a conversar com o meu pai após passarem pelo portão. O carro ficou pronto. O motorista das SS abriu a porta. Meu pai colocou seu bastão de marechal sob do braço esquerdo e, com a calma de sempre,  acenou mais uma vez para mim e Aldinger antes de entrar no carro.

Os dois generais ocuparam rapidamente seus lugares. Meu pai não olhou mais para trás e o carro desapareceu em uma curva da estrada. Quando ele se foi, Aldinger e eu, voltamos silenciosamente de volta para casa … Vinte minutos depois o telefone tocou. Aldinger ergueu o receptor e a morte de meu pai foi devidamente notificada.

Rommel foi sepultado em um funeral de Estado, uma farsa de Hitler para não ter que explicar a morte de um de seus mais competentes generais

Não ficou totalmente claro o que aconteceu com ele depois que ele nos deixou. Depois soubemos que o carro havia parado algumas centenas de metros acima da colina diante da nossa casa, em um espaço aberto à beira do bosque. Homens da Gestapo, que tinham seguido todos os procedimentos desde Berlim, naquela manhã, estavam aguardando instruções para filmar e invadir a casa, se ele oferecesse resistência. 

Maisel e o motorista saíram do carro, deixando o meu pai com Burgdorf. Quando o motorista foi autorizado a retornar dez minutos tarde, ele viu meu pai caído com a sua cobertura e bastão do marechal no piso do veículo.”

Quatro dias depois foram realizados os funerais oficiais de altos dignitários do Reich. Posteriormente, o cadáver foi incinerado e os restos enterrados no cemitério próximo à sua casa de Herrlingen.

Hitler cumpriu sua promessa e a família de Rommel não sofreu nenhuma perseguição.

Fonte: Segunda Guerra Mundial - crimes de guerra



Nenhum comentário:

Postar um comentário