"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 8 de dezembro de 2018

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - MAGUBA SYRTLANOVA, "BRUXA DA NOITE"

.

Conheça Maguba Syrtlanova, uma destacada "Bruxa da Noite"


Maguba Syrtlanova nasceu no dia 15 de julho de 1912 em Belebey, no Bascortostão. Começou a voar na Escola de Voo de Bashalov em 1932, e se associou a uma escola de planadores em Tbilisi. Com a invasão alemã, alistou-se no Exército Vermelho em julho de 1941 e foi designada para a aviação. De etnia tártara, tornou-se membro do Partido Comunista da União Soviética em 1941.

Syrtlanova foi enviada para treinamento em 27 de dezembro de 1942 e voou sua primeira missão na noite de 10 de fevereiro de 1943, pelo 588º Regimento de Bombardeiros Noturnos, que mais tarde foi renomeado para 46º Regimento de Aviação de Bombardeiros Taman. Ela voou em missões de bombardeio no norte do Cáucaso, Bielorrússia, Península de Taman, Crimeia, Polônia e Prússia.

No final da guerra, acumulou 928 horas de voo em combate, realizou 780 missões de combate, lançou 190 toneladas de bombas em território inimigo e conduziu com segurança a sua aeronave através de pesadas barragens antiaéreas e mau tempo. Devido à precisão de seus bombardeios, ela conseguiu destruir duas estações ferroviárias, dois holofotes, três unidades de artilharia, quatro carros blindados, um depósito de combustível e 85 instalações inimigas.

Por seus feitos na guerra, Maguba Syrtlanova foi premiada com o título de Heroína da União Soviética, no dia 15 de maio de 1946. Há uma rua com o seu nome em Kazan, assim como um monumento e um ginásio. Também foi condecorada com a Ordem de Lênin, duas Ordens da Bandeira Vermelha, a Ordem da Guerra Patriótica de 2ª Classe, a Ordem da Estrela Vermelha e diversas outras medalhas de campanha.

Busto homenageando Maguba Syrtlanova em Belogorsk.

Após a Segunda Guerra Mundial retirou-se do Exército Vermelho e trabalhou em uma fábrica em Kazan, de 1951 a 1962. Maguba Syrtlanova morreu em 1º de outubro de 1971 e foi enterrada no cemitério Novo-Tatar Sloboda.


Conheça mais sobre a participação das mulheres nas guerras lendo

BRUXAS DA NOITE: AS AVIADORAS SOVIÉTICAS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Reserve já o seu exemplar e delicie-se com a história das corajosas jovens aviadoras na defesa de sua Pátria.

A guerra, no feminino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário