"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 8 de maio de 2017

CONHEÇA A COMANDANTE QUE DISPAROU OS MÍSSEIS TOMAHAWK CONTRA A SÍRIA

.


Em tempos em que se discute o papel da mulher como combatente nas forças armadas e de efervescência no movimento feminista, vale a pena conhecer a trajetória de Andria Slough, comandante do destróier USS Porter, uma das belonaves que lançou os mísseis Tomahawk contra instalações militares da Síria.


No último dia 7 de abril os EUA lançaram um ataque com mísseis Tomahawk contra a Síria pela primeira vez desde que a guerra civil naquele país começou há seis anos, tendo como alvo a base aérea de Shayrat perto de Homs (imagem acima). Os EUA alegaram que esse foi o local a partir do qual as forças sírias lançaram um ataque químico contra a cidade de Khan Sheikhun, na capital rebelde, dias antes.

A comandante do USS Porter - um dos dois destróieres da Marinha que lançaram os mísseis de cruzeiro - é uma graduada da Academia Naval de Annapolis da turma de 1998. A Comandante (no Brasil, posto equivalente a capitão-de-fragata) Andria Slough se formou na academia com diploma de bacharel em engenharia oceânica e comanda o destróier lançador de mísseis guiados USS Porter (DDG-78) desde 28 de janeiro de 2016, sendo a primeira mulher a liderar o navio. 

O destróier lançador de mísseis guiados USS Porter (DDG-78), da Classe Arleigh Burke, com capacidade para operar o sistema de mísseis balísticos AEGIS,

O presidente Donald Trump ordenou ao destróier, juntamente com o USS Ross (DDG-71), que lançasse 59 mísseis de cruzeiro Tomahawk em resposta a um ataque com armas químicas contra civis sírios no início desta semana. Os mísseis atingiram uma base aérea, onde os militares sírios supostamente lançaram armas químicas contra seu povo.

Durante sua carreira no mar, desenvolvida quase que integralmente a bordo de destróieres, Andria Slough serviu como oficial de centro de informações de combate, auxiliar e oficial de eletricidade no USS O'Brien (DD-975). Posteriormente também trabalhou como oficial de armamento no USS The Sullivans (DDG-68); oficial imediato e comandante do navio-varredor USS Defender (MCM-2) e oficial imediato no próprio USS Porter.

A Comandante Andria Slought, com ampla experiência de serviço em destróieres, foi a primeira mulher a comandar o USS Porter e, atuando na linda de frente de combate das forças armadas dos EUA, disparou os mísseis Tomahawk contra alvos militares na Síria.

Quando desembarcada, a Comandante Slough serviu no Centro de Treinamento e Preparação de AEGIS (sistema defensivo de mísseis balísticos) em Dahlgren, Virgínia, e como instrutora técnica para comandantes e oficiais imediatos. Participou do desenvolvimento inicial da capacidade de Defesa de Mísseis Balísticos AEGIS e chefiou a Força-Tarefa LCS/DD (navios de controle do litoral e destróieres). Transferida para a sede do Comando Central dos EUA em Doha, Catar, atuou no Centro de Coordenação da Força das Forças Amigas como Oficial de Operações Navais. Serviu, ainda, como Diretora-Adjunta de Operações Marítimas da Defesa de Mísseis Balísticos Marítimas e Treinamento, do Escritório do Programa de Defesa de Mísseis Balísticos da AEGIS.

A formação da Comandante Slough inclui um Mestrado em Políticas Públicas e Administração, com concentração em Estudos de Segurança e Inteligência, da Universidade de Pittsburgh, e qualificação como um Oficial de Serviço Conjunto. Seus prêmios pessoais e condecorações incluem a Medalha de Serviço Meritório da Defesa, a Medalha de Serviço Meritório, prêmio de Piloto de Navios da Frota do Pacífico do Ano e o Prêmio de Liderança Vice-Almirante John D. Bulkeley. 

Fotografia aérea analisando o resultado dos ataques contra a base aérea síria de Shayrat.


Fonte: US Navy e The Capital Gazette


Nenhum comentário:

Postar um comentário