"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 29 de março de 2017

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR – GENERAL JOSÉ DIAZ

.



* 17/10/1833 – Cerro Verá-Paraguai
 

+ 07/02/1867 – Rio Paraná


José Eduvigis Díaz Vera nasceu no dia 17 de outubro de 1833 na cidade de Cerro Verá, leste de Pirayú, no departamento de Paraguarí, no Paraguai, filho de Juan Andrés Díaz e Dolores Vera. Em 1852 juntou-se à milícia paraguaia e dez anos depois tornou-se tenente em um batalhão de polícia. Organizou o 40º Batalhão da Polícia, alcançando finalmente o posto de sargento-mor.


Durante a Guerra da Tríplice Aliança, distinguiu-se primeiro nos combates em todo o rio Paraná, em Corrientes, na primavera de 1866. Díaz foi o herói da Batalha de Curupaiti, em 22 de setembro de 1866, onde infligiu uma constrangedora derrota às forças aliadas. 

Em 7 de fevereiro de 1867, apenas quatro meses depois da grande vitória, morreu em uma missão que lhe foi confiada por Francisco Solano López. A canoa na qual fazia reconhecimento da esquadra brasileira foi atingida por fogo de artilharia, ferindo-o com gravidade. Sua perna foi amputada pelos médicos, mas eles não puderam salvá-lo. Uma hora antes de sua morte, foi promovido ao posto de general.


Além da batalha de Curupaiti, Díaz participou das batalhas de Corrales, Estero Bellaco, Tuiuti e Boquerón. Seu caixão foi levado para Assunção, onde a cidade acompanhou-o a seu lugar de descanso, no bairro Recoleta. Em 1939, os restos mortais de Díaz foram depositados em uma urna no Panteão dos Heróis,  junto com os de Carlos Antônio López.


Nenhum comentário:

Postar um comentário