"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 4 de julho de 2016

MUSEU NAVAL É INAUGURADO EM FORTE HISTÓRICO DE FLORIANÓPOLIS

.


Local conta com 1,8 mil peças expositivas e mostra sobre Império Brasileiro.


O Museu Naval, dedicado a contar a história da Marinha Brasileira e abrigar exposições temporárias, foi inaugurado no Centro de Florianópolis. Localizado em um forte histórico do século XVII, chamado Santa Bárbara, já conta com 1,8 mil peças expositivas. Em julho, a entrada é gratuita.

Na abertura, o museu também conta com uma exposição da coleção do Império Brasileiro. "Nós temos um esboço do nosso primeiro símbolo nacional, que foi feito pela comissão francesa, um esboço do brasão do Império Brasileiro", conta o curador Jules Soto.  Também há outras peças destaques, como peças originais de Dom João VI, Dom Pedro I e Dom Pedro II, além de uma réplica da máscara mortuária de Napoleão Bonaparte.

Parte do acervo do museu


Até o final do ano, conforme a organização, será feita uma biblioteca com mais de 700 obras consideradas raras, um auditório e laboratórios de arqueologia subaquática. O local foi feito a partir de uma parceria da Univali, Marinha do Brasil e Instituto Cultural Soto (ICS). Todo o acervo e instalação ficaram sob responsabilidade da entidade ICS, sem financiamento público, conforme o órgão.

A entrada é gratuita e o funcionamento é das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Fonte: G1-Santa Catarina

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário