"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

PERSONALIDADES DA HISTÓRIA MILITAR - GENERAL FRANCISCO RESQUIN




* ??/??/1823 – Assunção - Paraguai

+ ??/??/1882 - San Pedro del Ycuamandiyú - Paraguai

Francisco Isidoro Resquin foi um general paraguaio durante a Guerra da Tríplice Aliança e seus seus escritos são uma das principais fontes primárias sobre o conflito. Depois de fazer seus primeiros estudos na escola professor Tellez em sua cidade natal, em 1841, durante o governo de Carlos Antônio Lopez, Francisco Isidoro Resquin se juntou ao exército de seu país.

Em 1859 atingiu o posto de coronel e foi designado para integrar a comitiva de Francisco Solano Lopez em sua mediação antes da guerra entre a Confederação Argentina e o Estado de Buenos Aires. Em seu retorno, foi nomeado comandante da guarnição de Concepcion, onde organizou um corpo de cavalaria que teve excelente desempenho na campanha do Mato Grosso.

Quando o general Wenceslao Robles caiu em desgraça, em junho 1865, Resquin foi promovido a brigadeiro e nomeado comandante-geral da Divisão do Sul. Por ordem de Lopez, recuou para o Paraguai cruzando o Rio Paraná, com suas tropas e mais de cem mil cabeças gado, conquistando a província de Corrientes, que foi ocupada por seu exército.

Seu desempenho na Batalha de Tuiuti rendeu-lhe a Ordem Nacional do Mérito e as funções de chefe de gabinete Lopez. Lutou em 26 de dezembro de 1868 na Batalha de Lomas Valentinas.  Estabelecendo seu quartel-general em Azcurra, Resquin assumiu o comando do 1° Corpo de Exército e organizou a retirada de López, seu gabinete e comitiva. Promovido a general de divisão em San Estanislao, Resquin seguiu na vanguarda da retirada para organizar o acampamento em Cerro Corá.

Após a morte de Lopez e a derrota paraguaia, Resquin permaneceu como prisioneiro de guerra no Brasil, e, ao voltar ao Paraguai, o presidente Juan Bautista Gill encarregou-o da organização do primeiro exército paraguaio do pós-guerra.

O general Resquin morreu em San Pedro de Ycuamandyyú, em janeiro de 1882.  Foi o único general da Guerra da Tríplice Aliança que deixou seu testemunho por escrito, sua obra Datos históricos de la Guerra del Paraguay contra la Triple Alianza.


Um comentário:

  1. Este Isidoro Resquim era um homem extremamente servil a Solano Lopes, que nele pisava moralmente sempre que queria, e sua obra "Datos Historicos" possue muitas mentiras. Afinal, ser "lopista" o levou a ser assim, não poderia mudar!

    ResponderExcluir