"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 10 de outubro de 2015

A GUERRA DO AÇÚCAR - AS INVASÕES HOLANDESAS NO BRASIL





Caros leitores e amigos do Blog Carlos Daróz - História Militar
 
Depois do sucesso de nosso livro Um céu cinzento: a história da aviação durante a Revolução de 1932, é com satisfação que comunico o lançamento de nossa nova obra A Guerra do Açúcar: as invasões holandesas no Brasil.  Para você que gosta de estudar a História Militar trata-se de uma fonte bastante importante para compreender o maior conflito de nosso Período Colonial.


SINOPSE

Durante trinta anos, no curso do século XVII, uma grande parte do Nordeste brasileiro era holandês.  Em busca de um produto extremamente valioso na Europa – o açúcar – a Companhia das Índias Ocidentais holandesa realizou duas tentativas de instalar uma colônia no Brasil, dando origem a um intenso e custoso conflito.
A partir de fontes historiográficas brasileiras e europeias, A Guerra do Açúcar conta a história desse conflito que colocou a Companhia das Índias Ocidentais contra Portugal, Espanha e nativos do Brasil.
O período holandês no Brasil pode ser estudado sob diversos enfoques: político, econômico, social, cultural etc.   A Guerra do Açúcar analisa o período das invasões sob a ótica da História Militar e, para contar essa história, o autor acessou toda a historiografia disponível e visitou diversos museus, campos de batalha e fortificações remanescentes na região Nordeste do Brasil.
Uma história de homens rudes, soldados e insurretos, mercenários e piratas, índios e negros; de um povo que se recusou a ser dominado por uma cultura estranha e hostil.  Uma história de lutas e sacrifícios, mas, sobretudo, de esperança em um destino mais promissor.
A Guerra do Açúcar é prefaciada pelo general Aureliano Pinto de Moura, presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.


ESTRUTURA DO LIVRO

Prefácio – General Aureliano Pinto de Moura, presidente do IGHMB
Apresentação
Capítulo 1 -  Um projeto ousado
Capítulo 2 -  A fala de Deus – A arte da guerra no século XVII
Capítulo 3 -  As forças coloniais portuguesas no Brasil
Capítulo 4 -  As forças da Companhia das Índias Ocidentais
Capítulo 5 -  Os holandeses invadem a Bahia
Capítulo 6 -  O “terror dos mares” – Período entre as invasões
Capítulo 7 - Os holandeses conquistam o Nordeste
Capítulo 8 -  O Conde expande a conquista
Capítulo 9 -  A Guerra da Liberdade Divina
Capítulo 10 -  Negociando o Brasil
Capítulo 11 -  O Legado
Bibliografia
Notas


SOBRE O AUTOR

Carlos Daróz, editor do Blog, é oficial de Artilharia do Exército Brasileiro, historiador militar, professor e pesquisador.  Nascido no Rio de Janeiro, obteve seu bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e diplomou-se Mestre em Operações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.  Paralelamente à vida militar, desenvolveu sua carreira acadêmica. Com licenciatura em História pela Universidade Salgado de Oliveira, especializou-se em História Militar pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.  Atuou como professor do Colégio Militar do Recife e do curso de pós-graduação em História Militar, da Universidade do Sul de Santa Catarina.  É Diretor de Comunicação Social do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e pesquisador-associado do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro.
Historiador militar da nova geração, possui dezenas de artigos e trabalhos de História Militar, publicados na Revista do Exército Brasileiro, A Defesa Nacional, Revista da Universidade da Força Aérea, Revista Militar (Portugal) e outros periódicos especializados.  É palestrante frequente de temas relacionados à História Militar, tanto no meio militar, quanto na academia.
E autor do livro Um céu cinzento: a história da aviação na Revolução de 1932, eu conta a história do emprego do Poder Aéreo na Revolução Constitucionalista.


FICHA TÉCNICA
A Guerra do Açúcar:
As invasões holandesas no Brasil


Autor: Carlos Roberto Carvalho Daróz
Editora: Editora Universitária da UFPE
ISBN: 978-85-415-0518-5
Gênero: História Militar
Prefácio do General Aureliano Pinto de Moura, presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil
445 páginas
65 imagens
5 tabelas
 Preço: R$ 50,00 (mais frete de R$ 8,00)

Conheça nossa página:  https://www.facebook.com/aguerradoacucar

Solicite seu livro pelo e-mail   aguerradoacucar@yahoo.com.br


Um abraço e muito obrigado,

Carlos Daróz

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário