"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 26 de setembro de 2015

UNIFORMES - SARGENTO ALEMÃO DO AFRIKA KORPS

.



Exército Alemão
5ª Divisão Ligeira do Afrika Korps
Líbia, 1941


O sargento ao lado está armado com uma submetralhadora MP-40 com seis carregadores de lona para 35 cartuchos, granada de mão M24, tipo "amassador de batatas", capacete M35, óculos de proteção contra o sol, medalha de assalto de infantaria e a faixa de punho do Afrika Korps.  Instituída em meados de 1941, a faixa podia ser utilizada pelos soldados que serviram pelo menos dois meses no Teatro de Operações africano. 

No pescoço, traz um lenço despadronizado, bastante útil para enfrentar as tempestades de areia comuns no norte da África.  O gorro com pala que leva preso ao cinturão se converteu no símbolo não oficial do Afrika Korps. Branqueado quase por completo pelo sol implacável, era a marca de um combatente veterano do deserto.


.

2 comentários:

  1. Carlos boa tarde você como estudioso militar diria se também o Brasil tivesse lutado no TO da Africa, como o combatente brasileiro se sairia contra os Afrika korps ?

    ResponderExcluir
  2. Acredito que se sairia como os soldados americanos, que tambem nao tinham experiencia em combate nessa época, o Afrika Korps era um oponente de peso, mas no final por causa dos problemas de logística e etc acabou sucumbindo contra os aliados.

    ResponderExcluir