"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 18 de julho de 2015

EQUIPE JOHN BOYD VENCE II OLIMPÍADA DE HISTÓRIA MILITAR E AERONÁUTICA DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA




Encerrou-se na noite do dia 16 de julho de 2015 a II Olimpíada de História Militar e Aeronáutica da Academia da Força Aérea. A vibrante competição de conhecimentos reuniu 64 cadetes, agrupados em 16 equipes, batizadas com nomes de personagens históricos. 


Precedendo a competição, o apresentador e cantor Ronnie Von, antigo cadete da Força Aérea Brasileira, divulgou a olimpíada em seu programa Todo Seu:



As provas envolveram exames escritos, baterias de quiz, apresentações temáticas e uma pesquisa relâmpago na Biblioteca. Foram apresentadas mais de 140 questões que abrangeram assuntos de História Militar da Antiguidade até a Idade Contemporânea, e ainda tópicos de cultura aeronáutica. 

Os cadetes realizam o exame escrito, a primeira fase da olimpíada 

Integrante da equipe Lima Mendes apresentando o tema sorteado para a banca avaliadora


A banca avaliadora observando as apresentações das equipes 


Equipe participando do quiz, enquanto o auditório vibra com as respostas


Pesquisa relâmpago na biblioteca - o suor traz o conhecimento


Nesta edição, a competição foi acirrada e acabou sendo decidida em seus últimos momentos. Sagrou-se vencedora a Equipe Coronel John Boyd, composta pelos cadetes Bunchaft e Ícaro do 3º Esquadrão, do cadete Ramirez do 2º Esquadrão e do cadete Romani do 1º Esquadrão. 

A Equipe John Boyd recebe sua premiação
 
Em segundo lugar ficou a Equipe Lima Mendes, campeã do ano passado, sendo integrada pelos cadetes Júnior e Fajozes do 3º Esquadrão, pelo cadete Carvalhaes do 2º Esquadrão, e pelo cadete Otávio do 1º Esquadrão. 

A Equipe Lima Mendes, campeã da olimpíada no ano passado, após receber sua medalha de prata


O terceiro lugar coube à Equipe General Douglas MacArthur, composta pelos cadetes Travessas, Nicolas, Leandro e Caio Braga, respectivamente do 4º, 3º, 2º e 1º Esquadrões. 

O Comandante do Corpo de Cadetes premiando os integrantes da Equipe Douglas MacArthur com a medalha de bronze

As premiações se deram em forma de medalhas e livros doados pelas editoras apoiadoras do evento. Diante de mais um evento bem sucedido, a AFA incluiu a competição em seu calendário escolar como forma de estimular o estudo da História e potencializar a autonomia didática na formação de seus futuros oficiais. 

O Comandante da AFA, Brigadeiro-do-Ar Valadares, dirigindo a palavra aos cadetes após a premiação

Nesta edição da Olimpíada de História Militar e Aeronáutica da AFA o editor do Blog  Daróz História Militar teve o privilégio e a honra de participar como membro da banca de avaliação.  Verdadeiramente uma experiência inesquecível.

Parabéns à Academia da Força Aérea pela iniciativa, e que venha 2016.

“MACTE, ANIMO! GENEROSE PUER, SIC ITUR AD ASTRA”

;

Nenhum comentário:

Postar um comentário