"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 3 de maio de 2015

LIVRO - SOB O CÉU DAS VALQUÍRIAS

.

Sob o céu das valquírias: as concepções de heroísmo e honra dos pilotos de caça na Grande Guerra (1914-18)

A obra debruça-se sobre a memorável atuação dos pilotos da aviação de caça da Primeira Guerra Mundial envolvidos nas operações do conflito.
 A ilusão de que a guerra de 1914-1918 seria empolgante, edificante e rápida, foi desfeita nas trincheiras. As batalhas do revelaram-se como gigantescos massacres, sem qualquer resultado decisivo. À custa de milhões de mortos, avançavam-se apenas alguns metros de terreno. Não era possível conceber atuações heroicas diante do morticínio das trincheiras. 
Em contrapartida, um novo armamento, que levou a um novo tipo de combate, possibilitou reinventar o combate individual épico. A aviação de caça estimulou a imaginação do povo, ao recriar um heroísmo que se julgava perdido. Portanto, enquanto os combates terrestres enterraram o heroísmo e a honra, os combates aéreos os ressuscitaram.
Destacando-se da massa dos militares, formada por combatentes da superfície, os pilotos da nascente aviação militar moldaram uma imagem de verdadeiros heróis do mundo contemporâneo. Essa imagem, assumida por eles mesmo e acolhidas por seus compatriotas, não apenas derivou das façanhas que praticaram. Nutriu-se também de sua conduta, pautada por valores como honra, nobreza, audácia e lealdade. 
O livro não se detém nas realidades materiais do conflito. Aborda as circunstâncias precedentes e formas de operação das hostilidades apenas como contexto das ações dos chamados "ases" da aviação. Seu foco principal são os padrões de conduta por eles adotados, colhidos nos modelos de heroísmo guerreiro fixados pelas epopeias homéricas e pelas sagas da cavalaria medieval.

Sobre o autor
O Prof Dr. Delmo de Oliveira Arguelhes é Licenciado em História (UniCEUB, 1991), Mestre em História das Relações Internacionais (UNB, 1996) e Doutor em História das Ideias (UNB, 2008). Professor do Programa de Mestrado em Ciência Política da UniEURO; Professor da Coordenação de História do UniCEUB.
Ficha Técnica:
Autor(es): Delmo de Oliveira Arguelhes
ISBN: 978-85-8042-706-6
Editora: EDITORA CRV 
Número de páginas: 234
Ano de Edição: 2013
Formato do Livro: 14x21
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário