"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 17 de agosto de 2014

ACADEMIA DA FORÇA AÉREA PROMOVE OLIMPÍADA DE HISTÓRIA MILITAR E AERONÁUTICA

.




Utilizando o lúdico como ferramenta educacional, nos dias 06 e 07 de agosto de 2014, a Academia da Força Aérea (AFA), em parceria com o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) e diversas editoras, promoveu uma inédita Olimpíada de História Militar e Aeronáutica entre cadetes.  A vibrante competição de conhecimentos objetivou despertar entre os futuros oficiais o interesse pelo estudo da história e da cultura aeronáutica, reconhecendo valores intelectuais e revelando talentos.  A Olimpíada foi disputada por 104 cadetes, agrupados em 26 equipes. O conteúdo avaliado envolveu conhecimentos da História Militar desde a Antiguidade até a Idade Contemporânea, com destaque para a história do Brasil e da aviação.  A organização do evento exigiu a formação de uma Banca Avaliadora composta de 10 oficiais e professores civis especialmente selecionados pelo notório saber em História Militar e Aeronáutica.

A primeira fase foi constituída de uma prova eliminatória de 60 questões, na qual foram qualificadas 6 equipes. A segunda fase constituiu um quiz escrito de 4 baterias em que foram classificadas apenas as 3 equipes finalistas. Depois de diversas provas que envolveram novas baterias de quiz com perguntas orais e visuais, apresentações temáticas e uma pesquisa relâmpago na biblioteca, a Equipe Lima Mendes, composta pelos cadetes Raul, Lucca, Júnior e Carvalhaes,  foi sagrada campeã. Em 2º  lugar ficou a Equipe Augusto Severo, e em 3º lugar a Equipe Pierre Clostermann. As premiações foram na forma de medalhas e de diversos livros ofertados por editoras parceiras do evento.

 A equipe Lima Mendes, campeã da Olimpíada, junto com o comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo

O coronel aviador reformando Cutrim, pioneiro no ensino da História Militar na AFA nos anos 1970 e presidente da Banca Avaliadora declarou emocionado aos cadetes: “Outras olimpíadas virão, mas que esta edição entrará para a história, pois  o grande ganhador de tudo o que aconteceu aqui na Academia da Força Aérea, foi eu mesmo... Pois tive o privilégio de depois de tantos anos, continuar trabalhando em prol do formação dos futuros oficiais de  nossa Força Aérea Brasileira".

As equipes finalistas após o recebimento da premiação


 O Blog HISTÓRIA MILITAR parabeniza a Academia da Força Aérea e o INCAER pela iniciativa, os cadetes participantes e o coronel Cláudio Calaza, idealizador da Olimpíada de História Militar e Aeronáutica.

Que venhas novas edições!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário