"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ROMANCE HISTÓRICO - O PORTO DISTANTE

.



Uma dica de leitura.  O romance histórico imperdível, do meu amigo escritor pernambucano Paulo Afonso Paiva - O Porto Distante.


Durante a Segunda Guerra, quase toda a Esquadra brasileira – denominada de Força Naval do Nordeste – ficou subordinada à 4ª Frota americana, com sede no Recife. A guerra na Europa acabou em 8 de maio de 1945, embora os japoneses continuassem lutando no Oriente. Aviões e materiais bélicos ianques, que estavam na Europa, eram enviados para os Estados Unidos. No dia 4 de julho daquele ano, o Cruzador Bahia, que estava estacionado próximo aos Penedos de São Pedro e São Paulo - servindo de Estação de Comunicações para a Força Aérea americana explodiu. Em quatro minutos, soçobrou. Dos trezentos e setenta e dois tripulantes, só trinta e seis (menos de dez por cento), sobreviveram.

O Inquérito apontou “erro de tripulante, manejando metralhadora antiaérea”.

Sessenta e oito anos depois, o autor, Oficial de Marinha (Retirado), descreve a vida de marinheiros do Brasil na guerra, e de posse de documentos tornados ostensivos pela Marinha Argentina, prova que o Bahia foi torpedeado pelo submarino alemão U-530. O porquê dos americanos encobrirem este crime de guerra – a maior catástrofe sofrida pela Marinha Brasileira em todos os tempos – é aqui revelado.

Para adquiri seu exemplar de O Porto Distante, entre em contato pelo e-mail:  paivap50@gmail.com 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário