"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR – PIRRO, DE ÉPIRO



* 318 a.C.
+ 272 a.C. - Argos

.
Pirro (Pyrrhus), filho de Eácida, foi rei do Épiro e da Macedônia e notabilizou-se por ter sido um dos principais opositores a Roma.
.
Pirro teve uma infância e juventude bastante atribuladas. Tinha apenas dois anos de idade quando o seu pai foi destronado. Mais tarde, aos 17 anos de idade, os Epirotas chamaram-no para governar, mas Pirro acabou por ser destronado novamente. Nas guerras entre os diádocos, após a divisão do Império de Alexandre III, tomou partido de seu cunhado, Demétrio I da Macedónia, e lutou a seu lado na Batalha de Ipso (301 a.C.).
.
Mais tarde, tornou-se refém de Ptolomeu I do Egito, num acordo entre este e Demétrio. Pirro casou com Antígona, filha de Ptolomeu I e, em 297 a.C., restaurou seu reino no Épiro. Em seguida, declarou guerra a Demétrio, seu antigo aliado e, no ano de 286 a.C., depôs o seu cunhado assumiu o controle do reino da Macedônia. Dois anos depois, porém, seu ex-aliado Lisímaco expulsou-o da Macedônia.
.

Campanha na Itália
.
No ano de 281 a.C., a cidade grega de Tarento, no sul da Itália, foi tomada de assalto pelos Romanos. A derrota dos Tarentinos parecia certa. Na oportunidade, Roma já crescera suficientemente para partir à conquista - com sucesso - da Magna Grécia, ou Itália do Sul. O povo de Tarento não teve alternativa senão pedir o auxílio de Pirro.
.
Pirro foi encorajado a ajudar os Tarentinos por influência do oráculo de Delfos. Suas pretensões, no entanto, eram bem mais ambiciosas: almejava formar um império na Itália. Para isso, tornou-se aliado do rei Ptolomeu da Macedônia, seu vizinho mais poderoso, e chegou à Itália em 280 a.C..
.
Sua força militar era extraordinária: 3.000 cavaleiros, 2.000 arqueiros, 500 fundeiros, 20 000 soldados de infantaria e 19 elefantes de guerra. Com ela, o objetivo de Pirro era não só evitar a conquista de Tarento pelos Romanos, como subjugá-los.
.
Em função da superioridade de sua cavalaria e dos seus elefantes, derrotou os Romanos na Batalha de Heracleia, inde os Romanos perderam cerca de 7.000 homens, enquanto Pirro perdeu 4.000. Desde esta vitória, várias tribos e as cidades gregas de Cróton e Locros juntaram-se a Pirro, que ofereceu aos Romanos um tratado de paz, o qual foi prontamente rejeitado.
.
Quando Pirro invadiu a Apúlia (279 a.C.), os dois exércitos defrontaram-se na Batalha de Ásculo, onde Pirro obteve uma vitória muito custosa. Os romanos perderam 6.000 homens e Pirro teve 3.500 baixas. Foi um duro golpe no exército de Pirro, que não aguentaria outro desfalque semelhante contra os romanos.
.

Campanha na Sicília
.
Em 278 a.C., no meio de suas dificuldades e inquietações, Pirro viu-se diante de novas oprtunidades que se lhe ofereciam, levando a hesitação ao seu espírito. De um lado, chegaram da Sicília embaixadores que lhe propuseram colocar em suas mãos as cidades de Agrigento, Siracusa e Leontinos, pedindo ao mesmo tempo que ajudasse a expulsar os cartagineses da ilha e a libertá-la de seus tiranos; de outro, mensageiros vindos da Grécia trouxeram-lhe a notícia de que o Ptolomeu tinha sido morto em uma batalha contra os gauleses, e que seu exército fora derrotado, surgindo, assim, uma ocasião das mais favoráveis para se apresentar aos macedônios, que necessitavam de um rei.
.
Pirro maldisse então a fortuna, que lhe apresentava ao mesmo tempo duas oportunidades para fazer grandes coisas e, vendo com pesar que não podia optar por uma sem perder a outra, hesitou durante muito tempo antes de fazer a escolha. Finalmente, as dificuldades da Sicília pareceram-lhe muito mais importantes, por motivo da proximidade da África, decidindo-se então por este empreendimento. Assim, após tomar tal resolução, enviou Cíneas, conforme costumava fazer, às cidades da ilha, a fim de realizar as negociações. Contudo, a guarnição que colocara na cidade de Tarento, a fim de mantê-la submissa, provocara grande descontentamento entre os seus moradores. Estes mandaram-lhe dizer que, ou ele permanecia no país a fim de sustentar a guerra contra os romanos, de acordo com o compromisso assumido ao dirigir-se à cidade, ou, caso decidisse abandonar a Itália, que deixasse Tarento na situação em que a havia encontrado. Pirro, porém, respondeu-lhes secamente, dizendo-lhes que não lhe falassem mais em tal assunto, que esperassem por uma oportunidade. E, dada esta resposta, seguiu para a Sicília, onde viu, logo após a chegada, todas as suas esperanças se realizarem. Com efeito, as cidades apressaram-se em se entregar, e, em todos os lugares onde teve de empregar a força, não encontrou nenhuma resistência séria.
.
Com um exército de trinta mil homens de infantaria e dois mil e quinhentos cavaleiros, e uma esquadra de duzentos navios, ele foi expulsando por toda parte os cartagineses e conquistando as regiões que estavam sob o seu domínio.
.

Pirro entra em uma cidade siciliana com suas tropas


A cidade de Erix , dentre as que os cartagineses conservavam em seu poder, era a dotada de melhores fortificações e a que contava o maior número de defensores. Em 277 a.C., Pirro decidiu ocupá-la pela força. Quando tudo estava pronto para o assalto, tomou todas as suas armas, e, ao aproximar-se da cidade, prometeu a Hércules um sacrifício solene, bem como jogos públicos, em sua homenagem, caso lhe concedesse a graça de mostrar-se, aos olhos dos gregos que moravam na Sicília, digno de seu nascimento e dos grandes recursos de que dispunha. Feito este voto, ordenou que as trombetas soassem, dando o sinal do ataque. Quase todos os cartagineses que se encontravam sobre as muralhas retiraram-se logo às primeiras flechadas. Foram em seguida colocadas as escadas, sendo ele o primeiro a subir. No alto da muralha um grupo de inimigos ousou enfrentá-lo; atacando-os, forçou uns a se atirarem de ambos os lados da muralha, e abateu outros a golpes de espada, sem que recebesse qualquer ferimento. Com efeito, ele parecia tão terrível aos cartagineses, que estes não ousavam olhá-lo de frente e sustentar o seu olhar. Após a ocupação da cidade, ele fez a Hércules um sacrifício magnífico e promoveu festas com jogos e combates de todas as espécies.

.
Havia nas imediações de Messina uma nação cujo povo eram chamados mamertinos, que causavam grandes tribulações aos povos gregos, obrigando mesmo alguns deles a lhes pagarem impostos e tributos. Este povo, numeroso e aguerrido, devia seu valor à denominação de mamertinos, que, em língua latina, significa marciais. Pirro liderou suas forças contra eles e os derrotou num renhido combate, arrasando várias de suas fortalezas. Além disso, mandou matar todos os que entre eles se encarregavam da coleta dos impostos. Os cartagineses, que desejavam fazer as pazes com Pirro, ofereceram-lhe, como prova de amizade, prata e navios; mas, como visava a coisas ainda maiores deu-lhes uma breve resposta, dizendo que havia um único meio de ser estabelecida a paz: a evacuação de toda a Sicília, de modo que o mar da África passasse a constituir a zona de separação entre os gregos e eles. Os êxitos alcançados e a confiança que depositava em suas forças encorajavam-no e o incitavam a tornar uma realidade as esperanças que o tinham levado à Sicília; e aspirou, assim, em primeiro lugar, à conquista da África. Para levar a efeito esta vasta empresa ele possuía um número suficiente de navios; mas faltavam-lhe marinheiros e remadores. Entretanto, para obtê-los das cidades, em vez de agir com habilidade e brandura, passou a tratá-las com excessivo rigor, constrangendo seus moradores e castigando com severidade os que não obedeciam às suas ordens. Transformando-se, subitamente, de príncipe popular em tirano violento, Pirro adquiriu, em consequência de sua severidade, a reputação de homem ingrato e pérfido. Entretanto, por mais descontentes que estivessem, as cidades sicilianas cediam à necessidade e lhe forneciam tudo aquilo que deles era exigido.

.
Em 276 a.C., o comportamento despótico de Pirro começou a fazer com que a população se descontentasse com o rei. Ainda que Pirro continuasse a vencer as guarnições cartaginesas, acabou por ter de abandonar a Sicília, regressando à Itália.
.
Regresso à Itália e à Grécia

Quando regressou, travou uma batalha inconclusiva em Beneventum (275 a.C.), no sul da Itália. Pirro abandonou a campanha na Itália e regressou ao Épiro. Apesar da sua campanha no ocidente ter solapado grande parte do seu exército e da sua riqueza, Pirro lançou-se à guerra: atacou o rei Antígono II, vencendo-o facilmente, e apossou-se do trono Macedônio.

.
Em 272 a.C., Cleónimo, um espartano de sangue real, mas odiado em Esparta, pediu a Pirro que atacasse a cidade e o colocasse no poder. Pirro concordou com o plano, mas tencionava ficar com o controlo do Peloponeso para si mesmo. Inesperadamente, Esparta ofereceu resistência, o que abalou a sua tentativa de assalto.

.
Logo a seguir, surgiu a oportunidade de Pirro intervir numa disputa cívica em Argos. Entrando na cidade com o seu exército às escondidas, Pirro acabou por ser apanhado numa confusa batalha nas estreitas ruas da cidade. Durante a confusão, uma velha que observava do telhado atirou uma telha em Pirro, que caiu atordoado, permitindo que um soldado argivo o matasse (algumas fontes dizem que Pirro foi envenenado por um servo).
.

Mapa mostrando as campanhas militares de Pirro

"Vitória de Pirro"

Por ter sido um homem extremamente belicoso e um líder incansável, embora não tivesse sido um rei propriamente sábio, Pirro foi considerado um dos melhores generais do seu tempo. Aníbal considerou-o o segundo melhor, depois de Alexandre Magno. Pirro era também conhecido por ser muito benevolente. Como general, as maiores fraquezas políticas de Pirro eram a falta de concentração e a tendência de esbanjar dinheiro: grande parte dos seus soldados eram dispendiosos mercenários.

.
Seu nome tornou-se famoso pela expressão "Vitória de Pirro". Quando da vitória na Batalha de Ásculo, conseguida a custo elevado, foram-lhe dar os parabéns, diz-se que respondeu com as palavras: "Mais uma vitória como esta, e estou perdido."

.
Pirro escreveu ainda Memórias e vários livros sobre a arte da guerra. Os escritos perderam-se, mas sabe-se que foram usados por Aníbal e elogiados por Cícero.

.

Um comentário:

  1. Na tomada de Argos,por Pirro,houvera um trágico acidente:uma senhora que escapara do cerco a cidade,refugiou-se em cima de um telhado de um edifício e por um acaso Pirro estava a passar no seu belo cavalo em fuga.Por obra da fatalidade,a dita senhora atirou-lhe uma telha,que viria atingir-lhe mortalmente na cabeça. Foi o fim de um dos maiores generais da antiguidade e foi a salvação do império rromano.

    ResponderExcluir