"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 24 de junho de 2024

24 DE JUNHO DE 1360 - NASCIMENTO DE D. NUNO ÁLVARES PEREIRA

 .


A 24 de junho de 1360, nascia D. Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino, e figura central de Portugal nos finais da Idade Média.


Segundo o cronista Fernão Lopes, D. Nuno revelava desde cedo uma grande apetência para as matérias militares. Era ainda um homem culto e puro, materializando, assim, o ideal de cavalaria da época.

Além de um gênio militar, era um líder nato. São várias as conquistas como comandante das tropas do rei D. João I, durante a crise dinástica de 1383-85. Entre elas contam-se o cerco e a rendição do alcaide do Castelo de São Jorge, em 1383; a Batalha dos Atoleiros e a de Aljubarrota, ambas em 1384; ou a Batalha de Valverde, em 1385. 

Fez parte da hoste de guerra que conquistou a cidade de Ceuta, em 1415, sendo solicitado para liderar a guarnição dessa praça, cargo que renunciou por querer abandonar a vida militar e abraçar a monástica. Ingressou no Convento do Carmo, a casa religiosa que fundou em 1389, lugar onde esteve sepultado até ao grande terremoto de 1 de novembro de 1755.

Fonte: Castelo de São Jorge


Nenhum comentário:

Postar um comentário