"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

BATALHA DE HOLLABRUNN (1809)

.

A Batalha de Hollabrunn foi uma ação de retaguarda travada em 9 de julho de 1809 pelo VI Corpo de Exército austríaco, sob o comando de Johann von Klenau, contra elementos do IV Corpo do Grande Armée francês, sob o comando de André Masséna.


A batalha terminou em favor dos austríacos, com Masséna forçado a interromper o combate e esperar por suas divisões restantes para reforçá-lo, mas o marechal francês foi capaz de reunir informações cruciais sobre as intenções do inimigo.

A vitória francesa na Batalha de Wagram, em 6 de julho, forçou o comandante do Kaiserlich-königliche Hauptarmee, o principal exército austríaco, o arquiduque Carlos da Áustria, a recuar. Apesar da derrota, o recuo foi ordenado e muito bem realizado. Os franceses, comandados por Napoleão, estavam inicialmente incertos sobre a direção exata, com relatos dizendo que os austríacos estavam recuando em direção à Boêmia, mas ainda não estava claro se recuariam usando a estrada para Brünn ou a estrada para Znaim. Outros relatórios indicaram que os austríacos estavam realmente se retirando para a Morávia.

Marechal Andre Masséna

Masséna enviou batedores para Krems e para o distrito de Horn e foi capaz de verificar que o inimigo não estava recuando naquela direção, mas não conseguiu concluir para onde se retirariam. Isso obrigou os franceses a uma parada por alguns dias antes que pudessem reunir inteligência suficiente para realmente entender para onde os austríacos estavam indo. No entanto, em 8 de julho, as coisas começaram a se esclarecer para Napoleão, principalmente devido a informações enviadas por Auguste de Marmont, comandante do XI Corpo de Exército e a interpretação de uma série de combates travados por elementos do Corpo de Masséna contra o VI Corpo liderado por Klenau. Estes combates, travados em Korneuburge Stocerau, permitiram que Masséna informasse a Napoleão que uma grande força austríaca estava de fato se retirando para a Boêmia.

O comandante austríaco Klenau, com uma força inicial de 18.000 homens e 64 canhões, tinha ordens para atrasar a perseguição francesa. Em 9 de julho, Klenau decidiu fazer outra parada, desta vez perto de Hollabrunn, a cerca de 55 quilômetros a noroeste de Viena . Após as escaramuças iniciais, a força de Klenau ainda era de 17.000 homens e agora ocupava uma posição forte. Diante dele, Masséna só tinha sob seu controle imediato a 1ª Divisão do IV Corpo de Exército do general Claude Legrand, a cavalaria do corpo do general Jacob François Marulaz, e os couraceiros da 2ª Divisão de Cavalaria Pesada do general Raymond-Gaspard de Bonardi de Saint-Sulpice. 

Soldados austríacos em 1809

Masséna prontamente estabeleceu contato com as forças de Klenau, ao mesmo tempo em que realizava um reconhecimento completo do campo de batalha, o que lhe permitiu escrever ao imperador e reafirmar que nenhum regimento austríaco se encaminhava para Krems. Os ataques de Masséna foram, a princípio, bem-sucedidos, mas Klenau contra-atacou e repeliu os franceses, e depois se opôs à firme resistência a quaisquer novos ataques. Devido à desvantagem numérica, Masséna foi forçado a interromper o combate e esperar por suas outras três divisões de infantaria, sabendo que as divisões de Claude Saint-Cyr seriam capazes de se juntar a ele em breve, mas que as de Gabriel Jean Joseph Molitor e Jean Boudet estavam muito longe para prestarem alguma ajuda.

As perdas na batalha são desconhecidas e, apesar de uma vitória austríaca, a batalha de Hollabrunn permitiu que Masséna escrevesse a Napoleão e informasse que ele estava no caminho certo depois dos austríacos, cujo corpo principal estava recuando ao longo do rio Thaya, perto de Laa an der Thaya. Johann von Klenau seria posteriormente condecorado com a Ordem Militar de Maria Theresa por suas ações na batalha de Wagram e ações de retaguarda por bravura em combate. 

Johan von Klenau recebeu a Ordem de Maria Theresa por suas ações em Wagram

Enquanto isso, o arquiduque Carlos da Áustria reagrupou uma grande força em Jetzelsdorf, no Pulkaurio, mas evacuou essa posição, depois de receber informações de que uma força francesa estava se aproximando de Znaim pelo leste. O próximo grande combate seria o de Znaim, onde os austríacos exigiam um armistício.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário