domingo, 22 de março de 2020

UNIFORMES - REGIMENTO DE ARTILHARIA DA CORTE PORTUGUESA

.

 
Exército Português
Regimento de Artilharia da Corte
Fortaleza de São Julião (1764)

 

Suas origens remontam ao Troço de Artilharia de Repartição do Mar, que, pelo Decreto de 23 de Novembro de 1708, deu origem ao Regimento de Artilharia da Corte e da Armada. Por alvará de 9 de Abril de 1762, passou a designar-se Regimento de Artilharia da Corte (ou Regimento de Artilharia de São Julião da Barra). 

Em 1801, por Decreto de 22 de Fevereiro, foram-lhe acrescentadas duas companhias de Artilharia a cavalo e o soldo dos seus oficiais e soldados foi aumentado. Por meio do Decreto de 23 de Junho de 1803, a Bateria de Artilharia Ligeira da Legião de Tropas Ligeiras foi incorporada no Regimento de Artilharia da Corte. Em 1804, o Decreto de 22 de Janeiro dissolveu as três companhias de Artilharia a Cavalo adidas ao Regimento, que passou a ser designado Regimento de Artilharia nº 1. 

Em 1808, foi reorganizado na Torre de São Julião da Barra, passando a designar-se novamente Regimento de Artilharia da Corte. 

O oficial aqui representado veste o uniforme azul padrão da Artilharia portuguesa no século XVIII, e chapéu tricórnio, característico dos exércitos da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário