.
Foi lançado no salão de honra do Comando Militar do Leste o livro "A família militar no século XXI: perfis, experiências e particularidades", organizado pelas Dras. Sabrina Celestino e Eduarda Hamann. A obra contém trabalhos de pesquisadores brasileiros e internacionais, e aborda as especificidades da família militar, um tema para lá de necessário.
O editor do portal Carlos Daróz-História Militar contribuiu com o projeto produzindo o capítulo 5, VIVANDEIRAS E CANTINEIRAS: A FAMÍLIA MILITAR FORJADA NA GUERRA, no qual trilho um percurso histórico acerca das mulheres que acompanhavam os exércitos desde o alvorecer da Idade Moderna. Muitas delas esposas de soldados, acompanhavam seus maridos provendo um informal apoio logístico para as tropas e, eventualmente, participando diretamente dos combates.
A temática é muito pouco discutida no Brasil, e o capítulo contribui para o debate historiográfico sobre o papel da mulher na guerra.
Cantineira francesa atendendo soldados na Guerra da Criméia
O livro é apresentado pelo Ministro da Defesa, general Paulo Sérgio, e pelo comandante do Exército Brasileiro, general Freire Gomes, e prefaciado pelo professor Celso Castro, do CPDOC/FGV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário