terça-feira, 7 de maio de 2019

ÁRABES E CHINESES VÃO À GUERRA – A BATALHA DO RIO TALAS (751)

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Poucas pessoas hoje ouviram falar da Batalha do Rio Talas. Contudo, esta pequena escaramuça entre o exército do Império Tang da China e os árabes abássidas teve consequências importantes, não apenas para a China e a Ásia Central, mas para o mundo inteiro. 


A Ásia do século VIII era um mosaico em constante mudança de diferentes tribos e poderes regionais, lutando por direitos comerciais, poder político e/ou hegemonia religiosa.  A época era caracterizada por um conjunto vertiginoso de batalhas, alianças, cruzamentos e traições.

Na época, ninguém poderia ter sabido que uma batalha em particular, que aconteceu nas margens do rio Talas no atual Quirguistão, iria parar os avanços árabes e chineses na Ásia Central e fixar a fronteira entre a Ásia budista/ confucionista e islâmica.

Nenhum dos combatentes poderia ter previsto que esta batalha seria instrumental na transmissão de uma invenção-chave da China para o mundo ocidental: a arte da fabricação de papel, uma tecnologia que alteraria a história do mundo para sempre.


Antecedentes

Durante algum tempo, o poderoso Império Tang (618-906) e seus predecessores tinham expandido a influência chinesa na Ásia Central. A China usou o “poder suave” em sua maior parte, contando com uma série de acordos comerciais e protetores nominais, em vez de conquistas militares para controlar a Ásia Central. O inimigo mais problemático enfrentado pelos Tang a partir de 640 à frente era o poderoso Império Tibetano, estabelecido por Songtsan Gampo.

O controle do que é agora Xinjiang, China Ocidental, e províncias vizinhas movia-se para frente e para trás entre a China e o Tibet ao longo dos séculos sétimo e oitavo. A China também enfrentou os desafios dos uigures turcos no noroeste, dos turfans indo-europeus e das tribos lao/thai nas fronteiras sul da China.


A ascensão dos árabes

Enquanto os Tang estavam ocupados com todos esses adversários, uma nova superpotência emergia no Oriente Médio. O Profeta Maomé morreu em 632, e os fiéis muçulmanos sob a dinastia Omíada (661-750) logo trouxeram vastas áreas sob seu domínio. Da Espanha e Portugal no Oeste, através do norte da África e do Oriente Médio, para as cidades oásis de Merv, Tashkent e Samarcanda no leste, a conquista árabe se espalhou com velocidade surpreendente. Os interesses da China na Ásia Central voltaram pelo menos até 97 a.C., quando o general Ban Chao da Dinastia Han conduziu um exército de 70 mil homens até Merv (no que é hoje o Turcomenistão ), em busca de tribos de bandidos que saqueavam as primeiras caravanas da Rota da Seda.

A China também há muito tempo cortejava as relações comerciais com o Império Sassânida na Pérsia, bem como com seus antecessores, os partos. Os persas e os chineses haviam colaborado para conter os poderes turcos em ascensão, jogando diferentes líderes tribais uns contra os outros. Além disso, os chineses tinham uma longa história de contatos com o Império Sogdiano, centrado no Uzbequistão moderno.

Guerreiros  do califado abássida


Conflitos antigos entre chineses e árabes

Inevitavelmente, a rápida expansão dos árabes entraria em conflito com os interesses estabelecidos pela China na Ásia Central. Em 651, os omíadas capturaram a capital sassânida de Merv e executaram o rei, Yazdegard III. A partir desta base, eles iriam para conquistar Bukhara, o Vale de Ferghana, e iriam tão longe quanto Kashgar (na fronteira chinesa/quirguiz hoje).

A notícia do destino de Yazdegard foi levada para a capital chinesa de Chang’an (Xian) por seu filho Firuz, que fugiu para a China após a queda de Merv. Firuz tornou-se mais tarde o general de um dos exércitos da China, e então governador de uma região centrada no moderno Zaranj, no Afeganistão. Em 715, o primeiro confronto armado entre as duas potências ocorreu no vale Ferghana do Afeganistão.

Os árabes e os tibetanos depuseram o rei Ikhshid e instalaram um homem chamado Alutar em seu lugar. Ikhshid pediu à China para intervir em seu nome, e os Tang enviaram um exército de 10.000 guerreiros para derrubar Alutar e reintegrar Ikhshid. Dois anos depois, um exército árabe/tibetano sitiou duas cidades da região de Aksu, no que agora é Xinjiang, no oeste da China. Os chineses enviaram um exército de mercenários qarluqs, que derrotaram os árabes e tibetanos que levantaram o cerco. Em 750, o Califado Omíada caiu, derrubado pela dinastía abássida mais agressiva.


Os abássidas

Desde sua primeira capital em Harran, na Turquia, o califado abássida começou a consolidar o poder sobre o vasto império árabe construído pelos omíadas. Uma área de preocupação era as fronteiras orientais – o vale de Ferghana e além.

As forças árabes no leste da Ásia Central com seus aliados tibetanos e uighures eram lideradas pelo brilhante tático, general Ziyad ibn Salih. O exército ocidental da China era chefiado pelo governador-geral Kao Hsien-chih (Go Seong-ji), um comandante coreano étnico  (na época, não era incomum que oficiais estrangeiros ou minoritários comandassem exércitos chineses porque o militarismo era considerado um caminho indesejável para os nobres chineses). Apropriadamente, o choque decisivo no rio Talas foi precipitado por outra disputa em Ferghana.

O general Ziyad ibn Salih

Em 750, o rei de Ferghana teve uma disputa de fronteira com o governante do vizinho Chach. Apelou aos chineses, que lhe enviaram o general Kao para ajudar as tropas de Ferghana. Kao cercou Chach, e ofereceu ao rei Chachan passagem segura para fora de sua capital, mas quebrou a promessa e o decapitou. Em paralelo ao que aconteceu durante a conquista árabe de Merv, em 651, o filho do rei Chachan escapou e relatou o incidente ao governador árabe abássida Abu Muslim em Khorasan.

Abu Muslim reuniu suas tropas em Merv e marchou para se juntar ao exército de Ziyad ibn Salih mais a leste. Os árabes estavam determinados a ensinar ao General Kao uma lição … e, incidentalmente,  afirmar o poder abássida na região.


A Batalha do Rio Talas

Em julho de 751, os exércitos destes dois grandes impérios se encontraram em Talas, perto da moderna fronteira quirguiz/cazaque. Os registros chineses indicam que o exército chinês era de 30.000 combatentes, quando as contas árabes puseram o número de chinês em 100.000. O número total de guerreiros árabes, tibetanos e uigures não é registrado, mas constituíam a maior das duas forças. Durante cinco dias, os poderosos exércitos entraram em confronto.

Quando os turcos qarluqs entraram no lado árabe durante vários dias na luta, a desgraça do exército Tang foi selada. As fontes chinesas implicam que os qarluqs haviam lutado por eles, mas traiçoeiramente trocaram os lados no meio da batalha. Os registros árabes, por outro lado, indicam que os qarluqs já estavam aliados com os abássidas antes do conflito. A conta árabe parece mais provável, uma vez que os qarluqs de repente montaram um ataque surpresa na formação Tang a partir da retaguarda (se as contas chinesas estiverem corretas, os qarluqs não estariam no meio da ação, em vez de subirem por trás? E a surpresa teria sido tão completa, se os qarluqs estivessem lutando lá o tempo todo?).

Forças chinesas enfrentam os árabes


Alguns escritos chineses modernos sobre a batalha ainda exibem um sentimento de indignação com essa traição percebida por um dos povos minoritários do Império Tang. Seja qual for o caso, o ataque de Qarluq assinalou o início do fim do exército de Kao Hsien-chih.

Das dezenas de milhares de homens que Tang enviou para a batalha, apenas uma pequena porcentagem sobreviveu. Kao Hsien-chih foi um do poucos que escaparam. Ele viveria apenas cinco anos a mais, antes de ser julgado e executado por corrupção. Além das dezenas de milhares de chineses mortos, um número foi capturado e levado de volta para Samarcanda (no Uzbequistão moderno) como prisioneiros de guerra.

O Abássidas poderiam ter pressionado sua vantagem, marchando sobre a própria China. No entanto, suas linhas de abastecimento já estavam esticadas até o ponto de ruptura, e enviar uma força tão grande sobre as montanhas do leste do Hindu Kush e para os desertos da China Ocidental estava além de sua capacidade.

Apesar da derrota esmagadora das forças Tang de Kao, a Batalha de Talas foi um empate tático. O avanço dos árabes para o leste foi interrompido, e o turbulento Império Tang voltou sua atenção da Ásia Central para as rebeliões nas suas fronteiras norte e sul.


Consequências

Na época da Batalha de Talas, seu resultado não ficou claro. Relatos chineses mencionam a batalha como parte do começo do fim para a Dinastia Tang. Nesse mesmo ano, a tribo Khitan na Manchúria (norte da China) derrotou as forças imperiais naquela região, e os povos tailandeses/laotianos na atual província de Yunnan, no sul, também se revoltaram. A Revolta An Shi de 755-763, que era mais uma guerra civil do que uma simples revolta, enfraqueceu ainda mais o império.

Em 763, os tibetanos foram capazes de tomar a capital chinesa em Chang’an (agora Xian). Com tanta agitação em casa, os chineses não tinham nem a vontade nem o poder de exercer muita influência além da Bacia do rio Tarim depois de 751. Para os árabes, também, esta batalha marcou um ponto de viragem desapercebido. Os vencedores são supostos como escritores da história, mas neste caso, (apesar da totalidade de sua vitória), não tiveram muito a dizer por algum tempo após o evento.

O historiador muçulmano do século IX al-Tabari (839-923) nem sequer menciona a Batalha do Rio Talas. Não é até meio milênio após a escaramuça que os historiadores árabes tomam nota de Talas, nos escritos de Ibn al-Athir (1160-1233) e al-Dhahabi (1274-1348).

Mapa da região onde ocorreu a batalha.


No entanto, a Batalha de Talas teve consequências importantes. O enfraquecido Império chinês já não estava em posição de interferir na Ásia Central, de modo que a influência dos árabes abássidas cresceu. Alguns estudiosos criticam que muita ênfase é colocada no papel de Talas na “islamização” da Ásia Central.

Certamente é verdade que as tribos turcas e persas da Ásia Central não se converteram imediatamente ao Islã em agosto de 751. Tal façanha de comunicação de massa através dos desertos, montanhas e estepes teria sido totalmente impossível antes das modernas comunicações de massa, até mesmo se os povos da Ásia Central fossem uniformemente receptivos ao Islã.

No entanto, a ausência de qualquer contrapeso à presença árabe permitiu que a influência abássida se espalhasse gradualmente por toda a região. Nos próximos 250 anos, a maioria das antigas tribos budistas, hindus, zoroastrianas e nestorianas da Ásia Central se tornariam muçulmanas.

Os mais significativos de todos, entre os prisioneiros de guerra capturados pelos abássidas após a batalha do rio  Talas, foi um número de artesãos chineses hábeis, incluindo Tou Houan. Através deles, primeiro o mundo árabe e depois o resto da Europa aprenderam a arte da fabricação do papel. (Naquela época, os árabes controlavam a Espanha e Portugal, bem como o Norte da África, o Oriente Médio e grandes áreas da Ásia Central).

Em breve, as fábricas de papel surgiriam em Samarcanda, Bagdá, Damasco, Cairo, Delhi … e em 1120 a primeira fábrica de papel europeia foi estabelecida em Xativa, Espanha (agora chamada Valencia). A partir dessas cidades dominadas pelos árabes, a tecnologia se espalhou para a Itália, Alemanha e toda a Europa.

O advento da tecnologia do papel, juntamente com a impressão em madeira e mais tarde a impressão de tipo móvel, alimentou os avanços da ciência, da teologia e da história da Alta Idade Média da Europa, que terminou apenas com a vinda da Peste Negra na década de 1340.

Fonte: Iqara Islam

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