terça-feira, 19 de agosto de 2014

LOCALIZADO NO FUNDO DO MAR DE JAVA O CRUZADOR USS HOUSTON

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Mergulhadores da Marinha dos EUA concluíram na última segunda-feira, que o navio naufragado no sudeste da Ásia e recentemente localizado é o cruzador pesado USS Houston (CA-30), afundado pelos japoneses durante a 2ª Guerra Mundial, que serve como o túmulo para cerca de 700 marinheiros e fuzileiros navais.

O Houston, apelidado de “The Galloping Ghost of the Java Coast”, afundou no Mar de Java durante a Batalha do Estreito de Sunda em 28 de fevereiro de 1942. O navio transportava 1.068 tripulantes, mas apenas 291 marinheiros e fuzileiros navais sobreviveram ao ataque, se tornando prisioneiros de guerra.

O presidente Franklin Roosevelt a bordo do USS Houston em 1938


A sobrevivência desses homens foi uma surpresa chocante, embora bem-vinda, em agosto de 1945, quando a guerra na Ásia terminou com a rendição dos japoneses.  Em um artigo publicado no Los Angeles Times, sob o título “Os homens de USS Houston retornam da morte”, um oficial disse que cinco homens haviam escapado de um campo de prisioneiros de guerra na Tailândia, e confirmado, havia cerca de 300 outros sobreviventes. Até então, 42 meses haviam se passado desde o desaparecimento do cruzador.

Nos últimos meses, os arqueólogos da Marinha trabalharam com mergulhadores da Marinha da Indonésia para inspecionar os destroços ao longo de 19 buscas subaquáticas, disse o comandante da Frota do Pacífico dos EUA, Almirante Harry Harris.

O Comando de História e Tradições da Marinha dos EUA (US Navy History and Heritage Command) confirmaram que os dados gravados é consistente com a identificação do USS Houston.

O capitão Albert H. Rooks, comandante do Houston, afundou com seu navio e ganhou a Medalha de Honra do Congresso postumamente


As provas documentais mostraram que o túmulo não estava intocado, observando que os rebites do casco e uma placa de metal foram removidos do navio. Tanto autoridades dos EUA e da Indonésia estão trabalhando para coordenar a proteção do patrimônio histórico, que também é um popular local de mergulho recreativo.

O relatório manifesta a preocupações de segurança pública e de segurança ambiental, alegando “infiltração ativa de petróleo do casco.”


Algumas imagens subaquáticas dos destroços do navio









FONTE: Mail On-line

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