.
Os lindes - palavra derivada do latim limes, que designa estradas que marcam a divisa entre fazendas ou pomares - serviam como uma barreira que mantinha os bárbaros fora do Império Romano. Também ofereciam aos exércitos romanos que atuavam nas fronteiras uma base protegida de suprimentos e um refúgio, no caso de precisarem retrair após uma derrota.
A estrutura dos lindes variava dependendo do tipo de fronteira a ser defendida. Na Bretanha, assumiram a forma permanente de impressionante muralha de pedras - a Muralha de Adriano - que separa o norte e o sul das ilhas britânicas.
A impressionante Muralha de Adriano definia o limite entre o Império Romano e os povos bárbaros da Bretanha.
Ao longo do Reno, uma parede de troncos verticalmente dispostos e um baluarte de barro conectavam acampamentos legionários e auxiliares. Nessa região os bárbaros careciam da tecnologia bélica necessária para promover cercos.
No árido norte da África e no Oriente Médio, onde os partos e os persas sassânidas desafiavam Roma, os romanos preferiam uma rede de fortes legionários e de cidades fortificadas.
.
Reconstituição dos lindes existente na região do Reno, atual Alemanha. É possível visualizar na imagem a paliçada de troncos e uma torre de observação, onde eram postadas as sentinelas
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário