"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 26 de outubro de 2010

LANÇAMENTO DE LIVRO - O PROJETO DO SUBMARINO NUCLEAR BRASILEIRO

.

Nosso BLOG tem a honra de divulgar o lançamento da obra “O Projeto do Submarino Nuclear Brasileiro. Uma História de Ciência, Tecnologia e Soberania", de autoria de Fernanda das Graças Corrêa, nossa amiga e colega da História Militar.



Sobre a Autora

Fernanda das Graças Corrêa é Mestre em História Comparada com ênfase em Relações Internacionais, Segurança e Defesa Nacional/ Pró-Defesa pela UFRJ, Especialista Lato Sensu em História Militar Brasileira pela UNIRIO, Graduada em História pela UGF. Possui extensão em Energia Nuclear pela Associação Brasileira de Energia Nuclear, em Estratégia Marítima pela Fundação de Estudos do Mar, Estratégias de Empresas pela FGV e em Inteligência pela Empresa Inteligência Operacional. Foi pesquisadora do Departamento de História Marítima e Naval da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp e da Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea.


Sinopse

Este livro foi baseado em sua dissertação de mestrado apresentada à UFRJ em novembro de 2009. A especialista faz parte de um programa do Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Educação e Cultura e o do Ministério da Ciência e Tecnologia, chamado Pró-Defesa, em que realizou uma pesquisa multidisciplinar e inovadora na História do Brasil.

Além de trazer os assuntos da Defesa Nacional para serem debatidos pela sociedade brasileira, Fernanda Corrêa analisou a história do projeto do submarino nuclear numa conjuntura nacional e internacional, demonstrando as razões que motivaram os governos a apoiar o Projeto e a não apoiar. Embora o projeto do submarino nuclear brasileiro pertença a uma concepção estratégica do governo de Ernesto Geisel, na década de 1970, ele remonta a década de 1930, quando a ciência nuclear passou a ser incentivada pelo Governo de Getúlio Vargas.

Apesar de erros cometidos por militares no passado recente, o projeto do submarino nuclear brasileiro é fruto de uma parceria intensa entre civis e militares em instituições e laboratórios brasileiros durante e após a ditadura. A pesquisa chega até o ano de 2010. Em função de ser um empreendimento político-militar complexo e por ainda haver cerceamentos político-econômicos, o projeto do submarino nuclear brasileiro ainda não pôde ser concluído. Espera-se, que com o Acordo Militar Brasil-França de 7 de setembro de 2009, o Governo consiga, por meio da transferência de tecnologia, viabilizar a conclusão do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro. A História é fundamental para se entender o cenário que os atores envolvidos com a Defesa Nacional se encontram no tempo presente, para a sociedade conhecer as vulnerabilidades do Estado brasileiro e auxiliar o Governo na formulação de uma política estratégica nacional que atenda as reais necessidades da sociedade.


Ficha Técnica

Fernanda das Graças Corrêa, 284 pgs.

Publicado em: 25/08/2010

Editora: Capax Dei

ISBN: 978-85-98059-15-0

Preço: R$ 50,00

Já à venda em livrarias do País.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário